Com mais de 188 cidades em emergência com estiagem, chuva volta com muita irregularidade no RS
Enfrentando dias quentes e de pouca umidade, 200 municípios declaram situação de emergência por estiagem no Rio Grande do Sul. Deste total, 188 municípios já têm o decreto de emergência confirmado pela Defesa Civil do Estado. Os dados são atualizados diariamente e vêm aumentando dia após dia. No dia 5 de janeiro, por exemplo, 45 municípios estavam em alerta.
Com perdas irreversíveis na safra de grãos, o produtor gaúcho nos últimos dias também viu as temperaturas baterem a casa dos 40ºC em vários pontos do estado. O fenômeno climático La Niña que pelo terceiro ano consecutivo tira o sono do produtor, já começou a perder força mais a irregularidade das chuvas continuam.
Para este início de semana, os modelos meteorológicos até indicam a previsão de áreas de instabilidade no estado, mas a chuva deve acontecer de forma irregular e com volumes abaixo da média. Segundo informações da MetSul, a semana começa com muito sol e temperaturas elevadas.
"Ar mais seco toma conta de grande parte do estado, mas metade norte gaúcha sofre a influência de umidade maior que vai estar sobre Santa Catarina e Paraná", afirma a consultoria.
O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê chuvas apenas no norte do Rio Grande do Sul e com volumes que podem não ultrapassar os 5mm nas próximas 24 horas. Segundo o Cosmo, a tendência é uma nova rodada de chuva chegue no Rio Grande do Sul apenas no final da semana. Se confirmado, esse sistema poderá levar alívio mais significativo nas demais áreas do estado.
Até lá, na região Sul do Brasil as chuvas mais volumosas são previstas em Santa Catarina e no Paraná. Pontos isolados no norte do Paraná podem ter acumulados acima de 50mm nas próximas 24 horas. As demais regiões têm previsão de precipitação entre 20mm e 40mm no período.
Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias no Sul do Brasil:
Veja também o mapa de previsão de temperaturas para os próximos dias:
Nas demais regiões do Brasil, o começo da semana terá dias típicos de verão. De acordo com a Climatempo, áreas de instabilidade associadas a circulação dos ventos, calor e umidade favorecem a formação de nuvens carregadas pelo país nesta segunda-feira (30).
A consultoria alerta ainda para risco de temporais em Santa Catarina, Paraná, leste de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro.
"O potencial para novos transtornos segue alto durante todo o dia. Os temporais típicos de verão, podem vir com rajadas de vento, variando de 60 a 80 km/h, raios e trovoadas, além de acumulados altos em um curto período de tempo", afirma.
Mais ao norte, o dia também promete pancadas de chuvas principalmente no Tocantins, Pará, Piauí e no Acre. "A ZCIT - Zona de Convergência Intertropical, continua influenciando o tempo no Amapá, norte e litoral do Maranhão, Piauí e Ceará. A segunda-feira será de muitas nuvens no céu e chuva a qualquer momento, com períodos de sol, céu encoberto e melhoria", complementa.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: