Minas Gerais e Espírito Santo terão grandes volumes de chuva nos próximos dias
O estado de Minas Gerais seguirá com tempo úmido e bastante instável devido à configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), formada nessa terça-feira (24) e com atuação até, pelo menos, o próximo sábado (28).
Nas próximas 72 horas, a ZCAS ficará posicionada sobre Minas Gerais, passando pelo noroeste e leste do estado, Central Mineira, Região Metropolitana de Belo Horizonte e, também, pelo Espírito Santo. Com isso, a previsão é de grandes volumes de chuva acumulada, inclusive, superiores a 150 milímetros (mm) em alguns pontos, principalmente, no leste mineiro e no Espírito Santo.
Nesta quarta-feira (25), os mapas de previsão de chuva acumulada pelos modelos COSMO (figura 1) e GFS (figura2) indicam volumes significativos no Vale do Rio Doce e em Mucuri, assim como em todo o estado do Espírito Santo. Já na quinta-feira (26), os modelos (figuras 3 e 4) divergem quanto a área de chuva mais volumosa (acima de 60 mm), porém, ambos mantêm condições de chuva intensa no Rio Doce e em grande parte do Espírito Santo.
No fim de semana (28 e 29/01), com a desconfiguração da ZCAS, a tendência é de redução das chuvas na faixa norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.
Por outro lado, a previsão indica um aumento das chuvas no sul e sudeste do estado mineiro, no Triângulo Mineiro, norte de São Paulo e no Rio de Janeiro. A Região Metropolitana de Belo Horizonte também terá chuvas frequentes durante todo o fim de semana.
Os mapas abaixo mostram o volume acumulado de chuva previsto pelos modelos COSMO (figura 5) e GFS (figura 6) para o período de 25 a 31 de janeiro sobre a Região Sudeste do País.
Confira a nota técnica completa AQUI.