Semana começa com região Central do Brasil com alerta laranja para chuvas intensas
A semana começa com alerta de chuvas intensas em boa parte do país. As áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas e de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região Central do Brasil tem alerta laranja para chuvas intensas nas próximas 24 horas.
Segundo o alerta publicado na página oficial do Inmet, o alerta é válido para Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, norte do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação.
Veja as áreas em alerta nesta segunda-feira (23):
Segundo Naine Araujo, meteorologista do Inmet, a massa de ar úmida e instável, com a combinação de calor mais a umidade relativa do ar é o que justificam as pancadas de chuvas que vêm acontecendo há algumas semanas pelo Brasil. A condição é típica do Verão e fica dentro do esperado para a estação. As chuvas mais intensas tendem a acontecer no final da tarde.
O modelo Cosmo do Inmet indica que a semana será marcada por chuva sem trégua nessas áreas, inclusive com acumulados que podem ultrapassar os 50mm em áreas de Minas Gerais e Espírito Santo nos próximos dias. Também são previstas chuvas para pontos do Matopiba, com destaque para o Piauí que deve receber os volumes mais significativos até a próxima quarta-feira (25). A partir de quinta-feira a tendência é de volumes mais significativos no Centro-Oeste e no estado do Tocantins, com acumulados entre 20mm e 40mm.
Veja a previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Temperaturas elevadas
As temperaturas continuam elevadas em todo o país durante esta semana. Segundo informações da Climatempo, no Rio Grande do Sul a temperatura mnáxima pode chegar a 39ºC no final da semana.
"Em relação ao calor, vale destacar também que essa será uma semana com aumento das temperaturas sobre Mato Grosso do Sul e no extremo oeste do Estado de São Paulo. É possível que áreas de Mato Grosso do Sul também registrem temperaturas entre 35 e 37 graus", afirma a consultoria. Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias: