Reta final da semana será de mais tempestades sobre áreas do Sul e chuvas intensas sobre quase todo país
A semana termina com previsão de mais chuvas para quase todo o Brasil, de acordo com alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Diversas áreas da região Sul do país, por exemplo, têm alerta de perigo potencial com tempestades que podem ocorrer ao longo desta quinta-feira (19) e devem seguir.
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", destaca o Inmet em um de seus alertas.
Além disso, tem perigo no Norte e Nordeste do país associado com chuvas intensas previstas no dia para pontos do Amazonas, Acre e Pará, além de áreas do Nordeste, abrangendo os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Ceará. Os acumulados podem chegar a 100 mm no dia.
"Toda essa nuvem e toda a chuva que vem ocorrendo em grande parte do país está associada ao padrão termodinâmico, ou seja, ao forte calor e a alta umidade do ar, padrão bem típico de verão, o que faz em alguns pontos as chuvas serem bastante intensas, principalmente na faixa Norte", explica Olivio Bahia, meteorologista do Inmet.
Veja o mapa de alertas do Instituto Nacional de Meteorologia:
A Climatempo acrescenta que o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao Sul e o fluxo constante dos ventos alísios também contribuem para temporais entre o Maranhão e o Amapá.
"O estado do Ceará fica em atenção para chuva com moderada a forte intensidade e a chuva também segue consistente pelo litoral de Pernambuco e do Recife. Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, também terão pancadas de chuva com até forte intensidade a partir da tarde, com chance de raios e fortes rajadas de vento", acrescenta.
Na região Sudeste, um cavado começa a se formar, elevando as áreas de instabilidade e intensificando a chuva na região. No Sul do país, apesar do afastamento de uma frente fria, a convergência dos ventos e a alta pressão vinda com este sistema, continuará enviando bastante umidade para os três estados da região.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para as próximas 72 horas em todo o Brasil:
As regiões Sul e Nordeste do Brasil têm sido as menos beneficiadas pelas chuvas deste início de ano, de acordo com os dados de acumulados de chuva do Inmet. Porém, há diversos pontos do país com acumulados expressivos.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 15 dias em todo o Brasil: