Chuvas chegam a áreas do Sul; RS seguirá com baixos volumes e é o estado mais quente do país
A região Sul do Brasil deve ter chuvas fortes nos próximos dias, mas que ainda vão ficar localizadas sobre pontos dos estados do Paraná e de Santa Catarina. O Rio Grande do Sul, que tem recebido baixíssimos volumes de chuva neste início de ano, deverá seguir com volumes menores do que nos outros estados da região e as altas temperaturas seguirão.
No Rio Grande do Sul, inclusive, produtores de grãos ainda nem finalizaram o plantio da safra 2022/23 por conta da estiagem.
"Áreas de instabilidade voltam a se organizar sobre o Paraná e Santa Catarina e provocam pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. Mas o Centro-leste destes estados têm muitas nuvens e chuva desde a madrugada, que se prolonga pela quarta-feira. Grandes volumes de chuva devem ser acumulados, especialmente nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí", informa a Climatempo.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para as próximas 72 horas em todo o Brasil:
Nesta terça-feira, já choveu forte em pontos dos estados do Paraná e de Santa Catarina. Em Xanxerê (SC), no Oeste do estado, a Defesa Civil investiga a possibilidade de uma microexplosão ter causado a queda de um barracão de uma empresa agrícola sobre duas casas. A cidade também registrou pontos de alagamento.
Uma pessoa foi encontrada morta no Rio Xanxerê, segundo a imprensa local, e a causa é investigada.
O Inmet soltou diversos avisos de condição meteorológica severa de Norte a Sul do país para esta quarta-feira (18). Chuvas intensas são previstas para áreas do Acre, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins, além de acumulado de chuva em pontos do Rio Grande do Norte e Ceará.
Veja o mapa de alertas do Instituto Nacional de Meteorologia:
Além de receber menos chuvas do que seus vizinhos, o Rio Grande do Sul também seguirá com altas temperaturas. "No extremo sul do Brasil, uma massa de ar quente mantém temperaturas muito elevadas no Rio Grande do Sul, estado que vem sofrendo com a falta de chuva", destaca a Climatempo. Ontem (17), por exemplo, os gaúchos enfrentaram as maiores temperaturas do país. As máximas seguirão altas no estado nos próximos dias.
As regiões Sul e Nordeste do Brasil têm sido as menos beneficiadas pelas chuvas deste início de ano, de acordo com os dados de acumulados de chuva do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 15 dias em todo o Brasil: