Mais chuva: Final de semana será marcado por volumes expressivos na região Central do Brasil

Publicado em 06/01/2023 10:24
Para o Sul, modelos indicam chance de chuvas mais expressivas apenas na segunda quinzena do mês

Sem trégua nas chuvas, o final de semana será marcado por chuvas intensas na região Central do Brasil. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) segue favorecendo a formação de nuvens carregadas, mantendo toda a área em estado de alerta para chuvas intensas nas próximas 24 horas. 

De acordo com alerta laranja publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, oeste da Bahia, Tocantins, sul do Maranhão e Piauí e centro-sul do Pará podem registrar chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

O modelo Cosmo prevê a permanência das chuvas nos próximos sete dias nessas áreas. No acumulado, até o dia 13 de janeiro, norte de São Paulo, grande área em Minas Gerais, Goiás e áreas em Mato Grosso podem ter chuvas acuma de 200mm. Se confirmadas, os estados podem bater a média de chuva esperada para o mês antes da segunda quinzena de janeiro.

Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos sete dias: 

Fonte: Inmet 

Na região Sul do Brasil, onde as condições de seca preocupam as áreas de produção no Rio Grande do Sul, a tendência é que um novo sistema aumente as áreas de instabilidade no estado apenas depois do dia 12. Ainda assim, o modelo não sinaliza chance de volumes significativos ou chuvas abrangentes. 

Já em Santa Catarina e no Paraná, o cenário é mais confortável, inclusive com previsão de bons volumes no centro-norte do Paraná a partir do dia 12. Esse novo sistema também deve devolver áreas de instabilidade no Mato Grosso do Sul. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet 

Previsão estendida 

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também prevê o retorno das chuvas para o Rio Grande do Sul apenas na segunda quinzena do mês. 

No período entre 6 e 14 de janeiro, o modelo prevê chuva na faixa Central do país, com destaque para Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás que devem registrar acumulados acima de 100mm. Sinaliza ainda o avanço da umidade em áreas do Matopiba.

A partir do dia 14, assim como prevê o Inmet, o NOAA mostra a tendência é do avanço de um novo sistema no Sul do Brasil, podendo levar chuvas entre 70mm e 100mm no Rio Grande do Sul. O modelo norte-americano mantém ainda a condição de chuva nas demais áreas do país. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

Fonte: Inmet 

 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Próximos sete dias têm previsão de fortes chuvas acumuladas no sudoeste de Goiás, mostra Inmet
Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
undefined