Com exceção do RS, quase todos os estados do Brasil têm alerta para chuvas intensas nesta 3ª feira
Com exceção do Rio Grande do Sul, todas os demais estados do Brasil estão em alerta para chuvas intensas nesta terça-feira (3). As áreas de instabilidade continuam se formando por todo país e uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve se formar ainda nesta semana, aumentando as chances de chuvas volumosas no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas mais intensas, em forma de tempestade, são previstas em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e extremo sul de Goiás e Mato Grosso do Sul. Todas essas áreas têm alerta laranja para tempestade válido até a próxima quarta-feira (4).
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma a publicação.
Ainda na região Central do país, o Inmet também alerta para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas no centro-sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, região Central de Goiás, Mato Grosso e sul de Rondônia.
Já nas demais áreas de Minas Gerais, Espírito Santo, centro-norte do Mato Grosso e no Matopiba, as áreas de instabilidade podem provocar chuva de até 50mm/dia, ventos intensos entre 40 e 60km/h. Essas áreas têm alerta amarelo nesta terça-feira.
O modelo Cosmo do Inmet prevê a permanência das chuvas em todo o Brasil nos próximos dias. Inclusive em áreas do Nordeste que estavam com tempo seco nas últimas semanas. Caso a ZCAS se confirme nos próximos dias, na quinta-feira (5) São Paulo, norte do Paraná e pontos no Mato Grosso do Sul podem ter acumulados acima de 60mm. A tendência é que a chuva também ganhe força em Minas Gerais e no Centro-Oeste até o final desta semana.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também mantém a previsão de boas chuvas em todo o país, com exceção do Rio Grande do Sul nos próximos sete dias.
No período entre 3 e 11 de janeiro, o NOAA prevê chuvas entre 90mm e 100mm no Centro-Norte do país, com destaque para Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e áreas do Matopiba que devem receber os volumes mais significativos.
Segundo o NOAA, deve voltar a chover só a segunda quinzena do mês no Rio Grande do Sul, com acumulados entre 60mm e 80mm entre os dias 11 e 19. Mantém ainda a condição de boas chuvas nas demais áreas do país. Veja o mapa de previsão estendida em todo Brasil: