ZCAS se forma e Centro-Norte do Brasil tem previsão de bastante chuva nas próximas 24 horas
Confirmando as previsões anteriores, a formação de uma Nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) já começou a influenciar a formação de nuvens carregadas no Centro-Norte do Brasil. Segundo as rodadas mais recentes dos modelos meteorológicos, a tendência é que continue chovendo nessas áreas nos próximos dias.
"Este é um fenômeno típico do fim da primavera e do verão no Brasil e é caracteriza um forte e persistente corredor de umidade que se estende do Norte ao Sudeste e Nordeste do Brasil", explica a Climatempo.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que as chuvas mais intensas aconteçam no norte de Minas Gerais, podendo ultrapassar os 60mm nas próximas 214 horas. Ainda no Sudeste, também continua chovendo no norte do Espírito Santo, com acumulados entre 20mm e 30mm no período.
Já no Centro-Oeste, as chuvas mais significativas são esperadas para Goiás, com precipitação entre 20mm e 40mm nesta quinta-feira (15).
"Devido a grande quantidade de chuva prevista, podem ocorrer alagamentos e enchentes no centro-norte de Goiás, no Distrito Federal e no leste do Mato Grosso", complementa a Climatempo.
Para o Matopiba, são previstos acumulados entre 20mm e 40mm no sul da Bahia. As áreas de instabilidade também começam a se formam nos demais estados do Matopiba, mas as chuvas ainda acontecem sem volumes expressivos nesta quinta-feira. A tendência é que durante o final de semana toda a região receba precipitação mais significativa.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Últimas 24 horas
De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os últimos três dias foram marcados por chuvas na região Central do Brasil.
Os volumes mais expressivos foram registrados no Espírito Santo, com destaque para o norte do estado que teve acumulado acima de 60mm nas últimas 24 horas.
São Paulo, Minas Gerais e Goiás receberam chuvas entre 20mm e 30mm. No leste do Mato Grosso, de forma irregular, o mapa mostra acumulados de até 80mm.
Já no Matopiba, choveu na Bahia e no Tocantins, ambos com registro de chuvas entre 15mm e 30mm. Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas: