Frente avança e Inmet emite alerta para chuvas intensas em áreas de café, cana, laranja e grãos

Publicado em 13/12/2022 10:34 e atualizado em 13/12/2022 11:09
Sudeste do Brasil em alerta laranja nas próximas 24 horas para chuva intensa; RS volta a ter tempo seco

A região Sudeste do Brasil está em alerta para chuvas intensas nesta terça-feira (13). O avanço da frente fria que estava em atuação no Sul do Brasil, associado ao calor e alta umidade presente na atmosfera favorece a formação de nuvens carregadas em toda área. 

Segundo o alerta laranja publicado na página oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é previsto chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

O alerta é válido para São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, sul da Bahia, áreas de Goias e parte do Mato Grosso do Sul. Se confirmada, a chuva pode atingir áreas de produção de café arábica e conilon, citros, cana-de-açúcar e grãos. 

O modelo Cosmo do Inmet prevê a permanência das chuvas nessas áreas nos próximos dias, com avanço mais ao Norte do país, aumentando as áreas de instabilidade no Matopiba. O alerta é válido para o Espírito Santo, castigado pelas chuvas no início de dezembro, e que pode ter acumulados acima de 60mm nesta semana, o que aumenta as preocupações nas áreas de conilon e também de verduras e hortifruti do estado. 

Entre esta terça e quarta-feira (14) os modelos mostram ainda a previsão de chuva para o Paraná, com acumulado entre 20mm e 40mm. Santa Catarina ainda pode receber alguma chuva, mas com volumes mais baixos. No Rio Grande do Sul, confirmando as previsões anteriores, a passagem da chuva foi rápida e o tempo volta a ficar seco, o estado, inclusive, volta a ficar em alerta para baixa umidade do ar. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:

Fonte: Inmet 


 

O Inmet emitiu ainda alerta amarelo para chuvas intensas vpalido nas demais áreas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, áreas da Bahia, Rondônia, Acre, Amazonas e sul do Pará. 

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação.  

Veja o mapa de alerta amarelo válido até quarta-feira (14): 
 

Fonte: Inmet 

Previsão estendida

A atualização de previsão estendida para todo Brasil, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOOA), prevê que o mês de dezembro será marcado por boas chuvas em grande parte do Brasil. 

No período entre 13 e 21 de dezembro, o NOAA sinaliza chuvas entre 100mm e 125mm em pontos do Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba do Brasil. Os volumes mais significativos são esperados no Espírito Santo e na Bahia. O modelo norte-americano chama atenção ainda para o corte das chuvas no Sul do Brasil, com destaque para a fronteira oeste do Rio Grande do Sul que não deve receber nenhuma chuva nos próximos sete dias. 

No período entre 21 e 29 de dezembro, o NOAA prevê  o retorno da umidade para o Sul do Brasil, com acumulados entre 30mm e 60mm. Mantém ainda a condição de chuva nas demais áreas do Brasil, com destaque para o Matopiba que deve receber os volumes mais significativos no período. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:  

 

Fonte: NOAA 

  

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined