Quinta-feira terá mais chuva no Centro-Norte do Brasil e calorão ganhando força no Sul
A quinta-feira (8) será mais um dia de chuvas intensas e de alerta para volumes expressivos no Centro-Norte do Brasil. Chove nessas áreas desde o início desta semana e de acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, um sistema chamado Alta da Bolívia é o que continua influenciando e espalhando muitas nuvens sobre o Norte e Centro-Oeste do Brasil.
Segundo a consultoria, há alertas para temporais no norte e nordeste de Minas Gerais, Espírito Santo, centor-norte de Goiás, Rondônia e Amazonas.
"Atenção para chuva moderada forte, com ventos por vezes fortes no norte de Mato Grosso do Sul, no centro, sul e oeste de Goiás, em Mato Grosso, no centro-oeste e leste de Minas Gerais, no centro-sul do Espírito Santo, no Acre, sudoeste e leste do Amazonas, no centro, sul e oeste do Pará e em Roraima, no litoral do Pará e do Maranhão", afirma a publicação.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê os acumulados mais expressivos entre Minas Gerais e Espírito Santo, entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. Além de manter a previsão de chuvas em todo Centro-Oeste, porém com volumes mais baixos.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Para o Sul do Brasil, o Inmet mantém alerta para onda de calor. A massa de ar quente vai elevar as temperaturas também na Argentina, Uruguai e Paraguai nos próximos dias.
Segundo as previsões do Inmet, nos países vizinhos as tgemperaturas máximas podem ultrapassar os 40 graus já nesta quinta-feira (8). No Brasil, os termometros podem se aproximar a 40ºC, sobretudo na faixa Oeste gaúcha que deve sentir o calor de forma mais intensa. As temperaturas também sobem em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, ficando entre 30ºC e 34ºC.
Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias:
Últimos dias
Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, nos últimos três dias os volumes mais expressivos de chuva foram registrados no Sudeste do Brasil, com destaque para o sul de Minas Gerais e áreas de São Paulo que registraram acumulados entre 40mm e 60mm no período.
Também choveu no Centro-Oeste do país, com acumulados entre 25mm e 40mm em áreas do Mato Grosso do Sul e Goiás. Também foi registrado acumulado de 80mm em um ponto isolado no noroeste do Mato Grosso.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias: