RS pegando fogo: Temperaturas podem chegar aos 40ºC com onda de calor nos próximos dias

Publicado em 07/12/2022 10:39 e atualizado em 07/12/2022 11:37
Inmet mantém Brasil Central em alerta para chuvas intensas nas próximas 24 horas

Ainda faltam duas semanas para o início oficial do Verão no Brasil, mas as temperaturas elevadas já se espalham pelo no país. Na Primavera, estação de transição, são registradas as máximas mais elevadas e uma onda de calor vai atingir o Sul do Brasil nos próximos dias, com as temperaturas podendo chegar a 40ºC no Rio Grande do Sul - estado que sente pelo terceiro ano consecutivo a irregularidade das chuvas, consequência de mais um La Niña. 


Segundo as previsões mais da Climatempo, o tempo deve ficar firme no Rio Grande do Sul e as temperaturas começam a subir já nesta quarta-feira (7), principalmente nas nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha Gaúcha e Missões e máximas que passam dos 37°C. A umidade relativa do ar também coloca o estado em alerta, com indíces entre 12% e 20% na faixa oeste e na Campanha Gaúcha. Nas demais regiões a umidade fica entre 21 e 30%

A partir de sexta-feira (9) o calor fica ainda mais intenso, com temperaturas podendo ultrapassar os 40ºC na faixa oeste do Rio Grande do Sul. "Além da onda de calor, há o efeito pré-frontal, que intensifica os ventos do quadrante norte, antes do sistema frontal chegar na região, que traz o ar mais quente do interior do Brasil para o estado gaúcho", afirma a consultoria. 

No modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é possível ver as temperaturas em elevação também em Santa Catari9na, Paraná e faixa oeste do Mato Grosso do Sul com máximas entre 32ºC e 34ºC nos próximos dias. Fora do Brasil o calorão será ainda mais intenso no Paraguai e na Argentina, com as temperaturas ultrapassando os 42ºC em algumas áreas. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: 

Fonte: Inmet 

 

Chuvas

A região Central do Brasil continua em estado de alerta para chuvas intensas nas próximas 24 horas. Segundo Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, o calor e a umidade favorecem a formação de nuvens carregadas, deixando Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas em alerta laranja nesta quarta-feira (7). 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial na página do Inmet. 

O modelo meteorológico mostra ainda a condição para chuvas em São Paulo nas próximas 24 horas, com volumes entre 20mm e 30mm. A tendência é que as áreas de instabilidade avancem para o norte do Brasil, conforme a massa de ar seco e as temperaturas ganham força no Sul do Brasil. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined