Centro-Norte do Brasil terá 4ª feira com muitas áreas de instabilidade e risco de tempestades
A quarta-feira (23) será mais um dia de chuvas intensas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste do Brasil. De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, a circulação dos ventos e a circulação de ar quente e úmido ainda favorecem a formação de nuvens carregadas em boa parte do país.
A tendência é que essas áreas tenham chuvas intensas. "as instabilidades avançam um pouco mais e há previsão de chuva com moderada a forte intensidade no norte e leste de São Paulo, no sul e no oeste de Minas Gerais e no sul do Rio De Janeiro. Há risco de alagamentos, devido ao volume excessivo de precipitação previsto. Nas demais áreas de Minas, do Rio de Janeiro e no do Espírito Santo, são esperadas pancadas de chuva isoladas a partir da tarde", afirma a consultoria.
Os modelos indicam ainda que até o final desta semana, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro ficam em alerta para temporais. A tendência é de chuva forte e itnensa, podendo vir acompanha de fortes rajadas de ventos.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê boas chuvas para Goiás, com acumulados entre 20mm e 40mm, além da previsão de chuvas nas demais áreas do Centro-Oeste, porém com volumes mais baixos.
"No oeste e sul de Mato Grosso do Sul, o sol volta a predominar. No centro-leste do estado, as pancadas de chuva ainda podem ocorrer na madrugada e de manhã, mas a previsão é de que o tempo fique firme no decorrer da tarde. O ar fica abafado em todo o Centro-Oeste", complementa a Climatempo.
Para a região Norte, pancadas de chuvas são previstas com intensidade no Amazonas, Acre, Rondônia e Paraná. A partir de sexta-feira (25), as áreas de instabilidade ganham força também no Matopiba, com destaque para sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia com acumulados entre 20mm e 40mm nos próximos dias.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Últimos três dias
A semana está sendo marcada por chuvas espalhadas por todo Brasil, de acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet.
Nas regiões Centro-Oeste e no Matopiba, foram registrados volumes entre 30mm e 50mm no período. No estado do Mato Grosso do Sul, as chuvas foram irregulares com precipitação entre 12mm e 15mm.
No Sul do Brasil, os acumulados ficaram entre 20mm e 30mm no período. No Sudeste do Brasil, choveu em vários pontos de Minas Gerais e áreas isoladas de São Paulo, também com acumulados entre 20mm e 30mm no período.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias: