Com ZCAS ainda atuando, Matopiba e áreas do Centro-Oeste na rota de chuvas intensas nesta 6ª feira

Publicado em 18/11/2022 10:54 e atualizado em 18/11/2022 12:09
Inmet monitora condições e Matopiba tem alerta laranja válido nas próximas 24 horas

A sexta-feira (18) será marcada por muita chuva no Matopiba e de acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, os quatro estados estão na rota de temporais nas próximas 24 horas. 

As áreas de instabilidade continuam sendo influenciadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), atuando durante toda a semana no Brasil. A precipitação nessas áreas podem ser expressivas, entre 60mm e 100mm no oeste da Bahia e volumes entre 40mm e 60mm no sul do Maranhão, Piauí e Tocantins. 

Também monitorando as condições de chuva na região, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para chuvas intensas válido até as 10h de amanhã. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação na página oficial do Inmet. 

Além do Matopiba, a ZCAS continua favorecendo a formação de nuvens carregadas no norte do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Pará. Todas essas áreas têm alerta amarelo e previsão de chuva Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). 

Para as demais áreas do Brasil, o modelo Cosmo do Inmet prevê que uma nova rodada de chuva vai mudar os padrões do tempo no Sul do Brasil a partir do próximo dia 21 quando um novo sistema entrar pelo oeste do Rio Grande do Sul, com previsão de acumulado entre 20mm e 60mm nessa área. 

A tendência é que a chuva avance também para o Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 30mm e 60mm no dia 22. O modelo mostra tendência do avanço das chuvas com bons volumes para o Mato Grosso, Goiás, São Paulo, além de indicar condição para chuvas volumosas também para o Paraná na próxima semana. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:

Fonte: Inmet 
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (05) para todo o Brasil
China alerta para ondas de calor mais quentes e mais longas com avanços das mudanças climáticas
Brasil Central chega a julho com acúmulo de chuvas menor que dos últimos anos e sem novas previsões a curto prazo
Furacão Beryl segue para Ilhas Cayman e México após atingir a Jamaica
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (04) para todo o Brasil