ZCAS segue em atuação e previsão é de mais chuvas para estados da faixa Centro-Norte do Brasil

Publicado em 17/11/2022 09:57
Estados mais ao Centro-Sul do país devem manter condição de tempo firme; massa de ar seco de origem polar dificulta instabilidades

Logotipo Notícias Agrícolas

Essa reta final de semana deverá seguir marcada por chuvas mais concentradas sobre a metade Centro-Norte do país, com destaque para bons volumes de chuva em pontos de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia e Espírito Santo.

A Climatempo explica que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) segue em atuação, provocando instabilidades nesses estados. Além disso, há associada uma frente fria próxima ao litoral do Espírito Santo e da Bahia, o que também contribui.

Hoje, por exemplo, há alerta de tempo severo em algumas dessas áreas, como perigo associado às chuvas intensas em áreas do Acre, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Pará, Roraima, Piauí e Tocantins, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Também tem alerta de acumulado de chuva com grande perigo em pontos do Amazonas e Roraima e de perigo no Espírito Santo.

Veja o mapa de alertas desta quinta-feira (17):

Veja o mapa de alertas desta quinta-feira (17) - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

"A concentração da chuva nos próximos cinco dias continua entre Minas, Goiás, Tocantins, Bahia e Espírito Santo", disse em entrevista ao Notícias Agrícolas Francisco de Assis Diniz, meteorologista e consultor em clima. Algumas dessas áreas, segundo ele, devem acumular até 70 milímetros em cinco dias.

O modelo Cosmo do Inmet confirma as chuvas mais localizadas nessas áreas nos próximos cinco dias, enquanto que a parte Centro-Sul do país tende a ter um cenário de tempo mais firme, mas ainda com pontos isolados de precipitação.

Veja o mapa de precipitação acumulada prevista para os próximos 5 dias em todo o Brasil:

Veja o mapa de precipitação acumulada prevista para os próximos 5 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O tempo mais seco mais ao Centro-Sul do país acompanha a formação de uma massa de ar seco de origem polar. Segundo a Climatempo, ela influencia a região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, avançando também sobre o Triângulo Mineiro, Sul de Goiás e Mato Grosso.

"A presença do ar seco dificulta o crescimento de nuvens e a ocorrência de chuva", afirma a empresa meteorológica. O Inmet também emitiu para esta quinta alertas de baixa umidade para algumas áreas dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Piauí.

Diniz disse ao Notícias Agrícolas que esse cenário de tempo firme no Centro-Sul do país tende a ter uma virada no início da semana que vem, mas de forma irregular nos estados do Sul. O modelo estendido de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) confirma esse cenário.

Veja o mapa de precipitação acumulada prevista para os próximos 15 dias em todo o Brasil:

mapa de precipitação acumulada prevista para os próximos 15 dias em todo o Brasil - Fonte: NOAA
Fonte: NOAA
Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mato Grosso do Sul e Paraná têm previsão de chuvas intensas entre quinta (24) e sexta-feira (25)
Principais regiões agrícolas da Argentina terão clima seco nos próximos sete dias
Instabilidade com previsão de precipitações volumosas para MS, PR e SP
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (23) para todo o Brasil
Parte da Bahia tem previsão de chuvas intensas nesta quarta-feira (23)
Chuvas intensas para os próximos dias no Pará, Amapá e Maranhão