Áreas de instabilidade mantêm região Central do Brasil na rota de tempestades e risco de granizo

Publicado em 10/11/2022 10:55 e atualizado em 10/11/2022 13:04
Novo sistema deve entrar no Sul do Brasil no final de semana com muita chuva para os três estados

Segundo as previsões mais recentes, esta quinta-feira (10) será mais um dia de pancadas de chuva espalhadas pelo Brasil. Chove de forma intensa em algumas áreas do Brasil desde o início desta semana, inclusive com transtornos em áreas de produção agrícola e a Climatempo destaca que as áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas na região Central do Brasil. 

"Uma baixa pressão atmosférica se organiza entre o norte da Argentina e o Paraguai e estimula a formação de nuvens carregadas que tendem a avançar sobre o Sul do Brasil. Nuvens carregadas também crescem sobre o Norte e o Centro-Oeste", acrescenta a consultoria.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê a permanência das chuvas na região Central e mantém Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e centro-sul do Tocantins em estado de alerta para a tempestade. 

A condição deixa todo setor produtivo em alerta principalmente em Minas Gerais, estado fortemente afetado pelo granizo no início desta semana. O evento climático atingiu com intensidade lavouras de café arábica, infraestrutura das fazendas e também áreas de soja e milho no estado. 

De acordo com a publicação oficial do Inmet, é prevista chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. 

O modelo Cosmo do Inmet segue indicando um final de semana com bastante chuva em Minas Gerais e Goiás, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm. Também mantém a previsão de chuva em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e São Paulo com acumulados entre 20mm e 30mm. 

Um novo sistema também deve avançar pelo sul do Brasil a partir de domingo. De acordo com o Cosmo, as chuvas no Rio Grande do Sul pode chegar com intensidade e volumes acima de 50mm. A tendência é que o sistema avance também para Santa Catarina e Paraná, com acumulados que podem chegar a 125mm em alguns pontos. 


Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

Fonte: Inmet 

Últimos três dias 

Confirmando as previsões anteriores, os últimos três dias foram marcados por chuvas em Minas Gerais, Goiás e áreas do Matopiba. 

De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, na região Central do país foram registrados acumulados entre 20mm e 40mm. 

No Matopiba, o estado do Maranhão registrou os volumes mais expressivos, entre 40mm e 80mm no período. Também choveu no norte do Tocantins e no Piauí com acumulados entre 20mm e 25mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias:

Fonte: Inmet 

 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined