Com massa de ar frio avançando no Centro-Sul, chuvas ficam restritas ao Matopiba, Norte e Nordeste
Os próximos sete dias serão marcados por chuvas apenas no Matopiba, Norte e Nordeste do país, de acordo com atualização do modelo de previsão estendida da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), divulgada na manhã desta terça-feira (1º), que aponta ainda que a primeira semana de novembro será de tempo seco nas demais regiões, principalmente na faixa oeste do Brasil.
Entre os dias 1 e 9 de novembro, o modelo norte-americano prevê chuvas de entre 80mm e 100mm no Matopiba, Nordeste e Norte do país. Minas Gerais e Espírito Santo podem ter chuvas no período, mas as previsões não mostram condição para todas as regiões.
As chuvas nessas áreas devido ao avanço de uma forte fria que se desloca pelo país. Devido as temperaturas elevadas das últimas semanas, o cenário é favorável para formação de nuvens carregadas e as chuvas podem chegar com intensidade.
Em contrapartida, a faixa oeste do Brasil não deve registrar chuvas no período, com destaque para áreas do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso onde a previsão é de tempo muito seco também devido a passagem de uma massa de ar origem polar atípica para época do ano.
Segundo o NOAA, as chuvas devem voltar para boa parte do país no período entre 9 e 17 de novembro. Se confirmadas, as chuvas mais expressivas são previstas para a região central do Brasil com precipitação entre 80mm e 100mm no período. A tendência é que a nova rodada de chuvas também beneficie o produtor do Sul do Brasil, porém os volumes previstos são mais baixos.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Massa de ar frio
A intensa massa de ar frio que entrou no país no início da semana segue avançando e derrubando as temperaturas pelo Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém para esta terça-feira (1) o alerta de declínio nas temperaturas na faixa oeste do Brasil, região Sul, São Paulo, áreas de Minas Gerais e sul de Goiás.
De acordo com o modelo de tendência de temperatura do Inmet, a massa de ar frio deve derrubar as temperaturas entre 6ºC e 8ºC nessas áreas nas próximas 24 horas. A tendência é que o sistema continue avançando, provocando o declínio nas temperaturas também em pontos do Matopiba durante os próximos dias.
O sistema de previsão de geada do Inmet mantém a condição nos três estados do Sul do Brasil na próxima madrugada, com intensidade entre fraca e moderada. Mostra ainda que a partir de quinta-feira (3), o frio deve começar a perder força nessas áreas, diminuindo o potencial para geadas.
Veja o mapa de previsão de atuação da mapa de ar frio: