Instabilidade permanece no Centro-Sul do Brasil e Inmet emite alerta para risco de temporal
Esta terça-feira (18) será mais um dia de bastante instabilidade no Centro-Sul do Brasil. Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o ar quente e úmido segue favorecendo a formação de nuvens carregadas na região e áreas de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo têm alerta amarelo para tempestade nas próximas 24 horas.
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", destaca a publicação oficial na página do Inmet.
O modelo Cosmo do Inmet prevê acumulados entre 20mm e 40mm no centro-sul do Paraná, extremo sul do Mato Grosso do Sul e em algumas áreas de Minas Gerais nesta terça-feira (18). A tendência é que a chuva ganhe intensidade nos próximos dias e em algumas áreas de São Paulo os acumulados podem chegar a 70mm na quarta-feira (19).
"Tempo instável na Região Sul do Brasil, com muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes no decorrer do dia em praticamente toda a Região. Só não deve chover na região de Uruguaiana, no sudoeste gaúcho. O tempo mais chuvoso deve ser observado no centro-leste do Paraná, no centro, leste e sul de Santa Catarina e no litoral do Rio Grande do Sul. Pode chover forte nas três capitais", complementa a Climatempo para esta terça-feira (18).
É importante destacar que no interior do Brasil, a condição ainda é de tempo muito seco, sol quente e baixa umidade relativa do ar. Segundo a consultoria, em Goiás, leste do Mato Grosso e no Distrito Federal a umidade do ar pode ficar entre 11 e 20% no período da tarde.
"O restante da Região Centro-Oeste tem períodos com sol e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite, que podem ser eventualmente fortes. Entre as capitais, tem previsão de chuva para Cuiabá e Campo Grande", afirma.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Previsão estendida para todo Brasil
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã, também indica condições de chuva para essas áreas, com previsão de precipitação entre 40mm e 90mm nos próximos sete dias.
No período entre 26 e outubro e 3 de novembro, as chuvas devem avançar com mais intensidade para o Centro-Norte do Brasil, levando alívio para as áreas que há algumas semanas não recebem chuvas significativas. O modelo norte-americano mostra ainda que as chuvas podem começar a chegar também em áreas do Matopiba no período.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: