Áreas de instabilidade continuam favorecendo chuvas no Brasil Central neste início de semana
Confirmando as previsões anteriores, os últimos três dias foram marcados por chuvas em várias regiões de produção agrícola do país, segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O mapa mostra volumes de chuva entre 30mm e 40mm em áreas do Paraná, sul de Minas Gerais e São Paulo. No Centro-Oeste, foram registradas chuvas entre 15mm e 20mm no período. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina foram registradas chuvas de até 20mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias:
Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, a tendência é que continue chovendo em algumas áreas do Brasil. O avanço da frente fria, que estava em atuação no Sul do Brasil, vai continuar favorecendo a formação de nuvens carregadas também no Sudeste do Brasil.
"Destaque para muita chuva em Santa Catarina e no Paraná devido à circulação de ventos. O alerta é de temporais nos dois estados, com risco de rajadas de vento e raios. O interior catarinense fica em alerta para queda de granizo e rajadas de vento de até 80 km/h", acrescenta a consultoria.
Essa instabilidade na região Sul do Brasil também vai provocar chuva forte no sul do Mato Grosso do Sul. "O tempo segue quente e abafado, com risco de chuva forte em Mato Grosso e no sul de Goiás. Em Brasília a chuva é mais isolada, mas parte do oeste de Mato Grosso fica sujeito à temporais", complementa a previsão.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê acumulados de até 70mm no extremo norte do Rio Grande do Sul em áreas de Santa Catarina. Para o Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais, o Inmet prevê chuvas entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. Também são esperadas chuvas em Goiás e Mato Grosso, porém com volumes mais baixos.
Veja a previsão de precipitação nas próximas 93 horas: