Alerta laranja: Chuvas continuam em MG, SP e no ES e Inmet mantém risco de mais granizo nesta 3ª feira
Depois do susto com a intensa chuva de granizo que atingiu áreas de laranja e café no Sul de Minas Gerais, a condição continua sendo de alerta para o setor produtivo nessas áreas nesta terça-feira (4).
Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas em Minas Gerais, com alerta laranja para tempestade no estado, com acumulado que pode chegar a 100mm, ventos entre 60-100km/h. Além disso, não está descartado o risco de nova queda de granizo no período da tarde.
Leia mais:
+ Forte chuva de granizo atinge municípios produtores de café e laranja no Sul de MG; veja vídeos
Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, o granizo foi provocado pelo choque das temperaturas, com avanço da umidade e devido as temperaturas elevadas das últimas semanas. O granizo é uma das características da primavera. "Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma o alerta oficial na página do Inmet.
Segundo o modelo Cosmo, a tendência é que continue chovendo em Minas Gerais nos próximos dias. Além disso, a chuva também vai ganhar intensidade no centro-sul do Espírito Santo, com acumulados entre 30mm e 50mm nos próximos dias. Também chove em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas com volumes mais baixos.
Há previsão de chuvas em forma de tempestade também no Centro-Oeste, porém de forma isolada e com volumes baixos. No Matopiba, o alerta continua sendo para baixa umidade relativa do ar. O Inmet emitiu aviso para áreas da Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão. Para o Sul do Brasil também não há previsão de chuvas expressivas, mas os modelos mostram que a condição do tempo deve mudar nos próximos dias na região.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Previsão estendida
O modelo de previsão estendida, atualizada na manhã desta terça-feira (4) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) mantém a previsão de boas chuvas para o centro-sul do Brasil nos próximos dias.
No período entre 4 e 12 de outubro, o NOAA indica chuvas entre 80mm e 90mm, com destaque para áreas do Paraná e Mato Grosso do Sul que devem receber os volumes mais expressivos.
Para o período entre 12 e 20 de outubro, o modelo norte-americano mantém a condição de chuva para essas áreas, além de indicar a possibilidade de um corredor de umidade com chuvas no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, com acumulados entre 35mm e 40mm.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: