Semana começa com muita instabilidade no Centro-Sul do BR: Volumes expressivos, rajadas de vento e até granizo
A semana começa com bastante instabilidade no Centro-Sul do Brasil. Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, áreas de instabilidade nos níveis mais altos da atmosfera, associada com a atuação de um cavado no Sul do país favorecem a formação de nuvens carregadas na área.
Os modelos mostram instabilidade e condição para chuva em qualquer momento do dia no Centro-Sul. "Há previsão de volumes elevados em São Paulo, no norte do Paraná e em Mato Grosso do Sul. A chuva pode vir acompanhada por trovoadas, rajadas de vento forte e eventual queda de granizo, especialmente no interior paulista e no sul de Mato Grosso do Sul", afirma a consultoria.
O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para as próximas 24 horas, prevê muita chuva no estado do Paraná, com volumes podendo chegar a 60mm. A mesma condição é esperada no extremo sul do Mato Grosso do Sul.
A tendência é que a partir de amanhã as chuvas ganhem intensidade também em São Paulo, Rio de Janeiro e extremo sul de Minas Gerais com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm. O Inmet prevê também chuvas em Goiás, com acumulados entre 20mm e 30mm.
Na quarta-feira (28), a chuva deve ganhar força no Mato Grosso do Sul, com acumulados podendo chegar a 70mm no centro-sul do estado. As chuvas também devem ganhar força em São Paulo e no sul de Minas Gerais. Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Confirmando as previsões anteriores, os últimos três dias foram marcados por chuvas avançando em áreas do Matopiba.
Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, no centro-sul do Tocantins foi registrada precipitação de até 40mm em algumas áreas. Também choveu no oeste da Bahia, Piauí e Maranhão.
O mapa do Inmet mostra ainda o registro de chuvas ainda de forma irregular em áreas do Maranhão, Goiás e Minas Gerais. Veja o mapa de precipitação acumulada dos últimos três dias: