Alívio: Canal entre Sudeste e Centro-Oeste do Brasil vai quebrar intensa massa de ar seco nos próximos dias
A formação de um canal de umidade pode quebrar a intensa massa de ar seco que impede o avanço da umidade e levar alívio para importantes áreas de produção nos próximos dias.
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda não se trata do retorno efetido da temporada de chuva, mas se confirmados, os volumes podem proporcionar condições mais ideais para início da semeadura da nova safra de soja, levar alívio para as áreas de cana-de-açúcar, laranja e café.
Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, a partir desta sexta-feira, dia 16, os modelos mostram que chuvas pontuais poderão ser observadas em áreas do Mato Grosso e na medida que a frente fria em atuação no Centro-Sul do Brasil avançar, o novo canal de umidade se formará nos próximos dias.
Para as próximas 24 horas, a frente fria mantém áreas de instabilidade entre Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e em São Paulo, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm nessas áreas nas próximas 24 horas.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
A partir do dia 22 de setembro, a atualização do modelo de previsão estendida atualizado nesta manhã pela Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA), o corredor de umidade levará chuva para Sudeste e Centro-Oeste do Brasil com acumulados de até 60mm entre o dia 22 e 30 de setembro.
Já para o Sul do Brasil, a tendência é que o tempo fique estável neste período, mesmo cenário é que previsto para os quatro estados do Matopiba, que devem permanecer até o final deste mês com tempo seco, temperaturas elevadas e podendo ter picos de umidade relativa do ar baixa. Veja o mapa de previsão de estendida para todo Brasil: