Agosto termina com tempo firme e alerta de baixa umidade no Centro-Oeste e Matopiba
O último dia de agosto será marcado por tempo seco nas principais áreas de produção do país. De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, uma frente seguir favorecendo a formação de nuvens carregadas apenas no Nordeste, enquanto uma massa de ar frio ainda mantém as temperaturas mais baixas no Sul e Sudeste do Brasil.
"O sol predomina no Sul do Brasil, mas ainda faz frio. Há condições para geada ao amanhecer na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina", afirma a Climatempo. Já a previsão de geada do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê condição para geada com intensidade moderada no norte do Rio Grande do Sul, Paranpa e em áreas da Serra da Mantiqueira.
Para a região Central do país, o cenário continua sendo de estado de atenção para baixa umidade do ar. As temperaturas ficam elevadas, e o Inmet emitiu alerta laranja para baixa umidade válido no Mato Grosso, noroeste de Goiás, Tocantins, extremo sul do Maranhão e noroeste da Bahia. "Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação oficial na página do Inmet.
Para a região norte, a Climatempo prevê pancadas de chuva com raios ocorrem no centro-norte do Amazonas, em Roraima, no Amapá, no norte do Pará, Sol forte no restante da Região, com ar muito seco nas horas mais quentes do dia. "Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no oeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina, oeste e norte do Paraná, no centro, oeste e norte de São Paulo", complementa a previsão.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas horas: