Modelos meteorológicos mostram chance de alívio na estiagem na 2º semana de setembro
As previsões do tempo mais recentes indicam que a segunda semana de setembro pode trazer chuva e alívio em boa parte das áreas de produção agrícola do país. Depois de mais de 90 dias sem precipitação expressiva, os modelos meteorológicos passam a indicar a possibilidade de chuva a partir do dia 6 do mês que vem.
Segundo análise de Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esses são os primeiros sinais de que pode voltar a chover em áreas como Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e até em alguns pontos da Bahia.
"O cenário no curto prazo nos mostra que isso é um bom sinal, precisamos continuar acompanhando para ver se continua chovendo, mas já são sinais mais positivos diante do que estávamos vendo até agora", afirma Olívio.
O modelo de previsão entendida da Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA) sinaliza que a entrada de uma frente fria pode conseguir quebrar a massa de ar seco, com chuvas entre 25mm e 30mm no Sul do país e precipitação de até 60mm em áreas do Sudeste sul da Bahia.
O modelo norte-americano mostra ainda a tendência de formação de correr de umidade, com previsão de chuvas também no norte do Mato Grosso. Se confirmada, a rodada de chuva deve levar alívio em várias áreas, mas ainda não chega nos demais pontos do Matopiba, como no Maranhão e Piauí.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Já o modelo GFS, além de mostrar a entrada dessa nova rodada de chuva, prevê também chuvas atingindo todo o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil no dia 13 de setembro, com volumes entre 15mm e 20mm nesses dias.
Para o dia 15, o modelo mostra ainda a condição de avanço da umidade também para Bahia, pontos do Tocantins e chuvas irregulares no extremo sul do Maranhão e do Piauí. Veja as previsões do modelo GFS:
Até lá, o modelo Cosmo do Inmet segue indicando tempo muito seco em boa parte do Brasil. A massa de ar frio ainda deixa as temperaturas mais amenas nas próximas horas, com condição para formação de geada nas áreas de serra no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e na Serra da Mantiqueira com intensidade fraca.
A tendência é que as temperaturas comecem a subir entre quarta e quinta-feira (30) e uma nova rodada de chuvas deve entrar pelo Rio Grande do Sul até o final desta semana, mas conforme explicando anteriormente pelo meteorologista, sem força para avançar para as demais áreas do país.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: