Nova rodada de chuvas no Brasil só depois da virada do mês, mostra atualização do NOAA
A massa de ar seco, que está em atuação desde o início da semana, vai continuar impedindo o avanço de umidade para as principais áreas de produção agrícola nos próximos 15 dias, de acordo com as previsões mais recentes da Administração Oceânica e Atmosférica (NOOA).
Segundo o modelo norte-americano, a próxima rodada de chuva deve avançar apenas depois do dia 1º de setembro e ainda assim, na manhã desta quarta-feira (24), os modelos mostravam condição para chuva apenas no Rio Grande do Sul, com precipitação entre 70mm e 90mm no centro-sul gaúcho.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Até lá, a previsão continua indicando tempo muito seco e elevação das temperaturas por todo país. O cenário continua sendo de baixa umidade relativa do ar na região Central do Brasil. "Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz", o alerta laranja na página oficial do Inmet válido para o Mato Grosso e áreas de Goiás.
No Tocantins, Piauí, centro-oeste de Minas Gerais e Bahia, o alerta é amarelo para umidade oscilando entre 30% e 20%. "A Região Centro-Oeste tem um dia com muito sol e ar seco. A temperatura fica amena ao amanhecer, mas o ar esquenta rapidamente e faz calor na maior parte do dia", acrescenta a previsão da Climatempo.
Para a região Norte do país, o dia será marcado por sol forte e pancadas de chuva com raios podem ocorrer no centro-norte do Amazonas e do Paraná, Roraima e no Amapá. Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: