Frio perde força, massa de ar seco volta a predominar e temperaturas começam a subir no Brasil
Depois da passagem de uma frente fria e uma massa de origem polar pelo Brasil, as previsões para os próximos dias é de aumento gradual nas temperaturas no Sul do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, explica que uma nova massa de ar seco volta a impedir o avanço da umidade em boa parte do Brasil nos próximos dias. Com relação às temperaturas, a próxima madrugada ainda podem ser registradas geadas com intensidade fraca no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná.
"Aos poucos, ao longo dos próximos dias, o sol aparece com mais força e massa de ar frio se afasta, por isso volta a esquentar. A elevação de temperatura ainda é lenta, sobe um pouquinho a cada dia, mas o final da semana já deve ser mais quentinho, com sensação de calor em muitos municípios", complementa a Climatempo.
Na região leste no Sul e Sudeste do Brasil, as áreas de umidade ainda vão influenciar algumas nuvens na área, podendo ser registradas chuvas no este de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, Rio De Janeiro e Espírito Santo. No Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Matopiba e em áreas de Minas Gerais o destaque volta a ser baixa umidade relativa do ar. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação oficial na página do Inmet.
A consultoria Climatempo acrescenta que no Centro-Oeste, a semana toda será marcada por sol e tempo firme. A umidade relativa do ar nesta segunda fica abaixo dos 30% por praticamente todas as áreas. No sul de Mato Grosso e oeste de Goiás, índices abaixo de 20% são previstos. O estado de Mato Grosso do Sul ainda fica com temperaturas baixas hoje, mas esquenta em toda Região até o fim da semana e a sensação será de calor em todas as áreas.
Veja o mapa de previsão de temperatura e de chuva nos próximos dias: