Geada forte atinge áreas de trigo e aveia no norte do Rio Grande do Sul
Confirmando as previsões anteriores, uma massa de ar frio derrubou as temperaturas e geada com intensidade forte atingiu áreas de produção agrícola no Rio Grande do Sul.
De acordo com Mauro Costa Beber, na região de Condor, no norte do estado gaúcho, o termômetro chegou a bater -2ºC em áreas de trigo e aveia branca, atingindo de forma generalizada as lavouras da região. O produtor explica ainda que apesar da intensidade, a expectativa é que o frio intenso não resulte em danos para o trigo, em função da data de plantio.
"A época de plantio foi em torno de 15 de junho e entre 1 a 5 de julho, que não fez nada a geada. No semeado mais cedo, acho que não trará dando porque ainda não soltou a espiga, acho que ainda não vai causar dano. Mas teremos que aguardar nos próximos dias porque bem no norte do estado teve uma chuva e como estava quente pode sim ter algum dano, mas a gente ainda não sabe", explica.
Acrescenta ainda que a previsão de tempo firme para os próximos dias na região também deve colaborar para que não o trigo não sinta os impactos das baixas temperaturas de forma mais severa. "Talvez isso também ajude a minimizar um pouco os danos. O que pode ter prejudicado são as culturas como aveia branca, plantada no final de maio, são mais suscetíveis as geadas, temos que aguardar para ver os impactos", complementa.
O produtor e consultor relembra ainda que em 2020, também sob influência de La Niña a região registrou geada parecida nas áreas de trigo e aveita. "A diferença é que aqui a última chuva tinha ocorrido no dia 14/08/2020 e depois só choveu no dia 06 de setembro, isso fez com que praticamente não causasse danos nas culturas. Este ano ela ocorreu com muita umidade no solo", complementa.
Veja imagens enviadas ao Notícias Agrícolas: