Previsão: Brasil tem nova rodada de chuvas no Sul e continuação de baixa umidade na região Central
O avanço de uma nova frente fria volte deixar o Sul do Brasil em estado de alerta para tempestade nas próximas 24 horas. De acordo com o alerta publicado na página oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é esperado entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.
Os modelos indicam, no entanto, que o sistema não terá força para quebrar o bloqueio da massa de ar seco, que segue impedindo a formação de nuvens carregadas até mesmo em Santa Catarina e no Paraná.
"Desde o litoral catarinense até o leste do Paraná, o amanhecer pode começar com nevoeiro que se dissipa aos poucos, dando lugar ao sol. As temperaturas continuam em elevação no período da tarde, principalmente no interior dos dois estados", complementa a Climatempo.
Os modelos continuam mostrando que não há previsão de mudanças significativas nas condições do tempo nos próximos dias. O ar seco, vai inclusive, continuar influenciando a baixa umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia.
A região Central do Brasil continua em alerta amarelo para baixa umidade relativa do ar. Os dados mostram que há mais 30 dias não são registradas chuvas significativas em toda região e as temperaturas podem variar entre 30 e 20% nesta sexta-feira, segundo o alerta do Inmet. Já a Climatempo destaca níveis de umidade do ar muito baixos, entre 11% e 30% voltam a ser observados nas horas mais quentes do dia sobre grande parte das Regiões Sudeste, Centro-Oeste, sobre o Tocantins, Rondônia, sul do Pará e interior do Nordeste.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: