Típico do inverno: Brasil terá mais uma semana com tempo muito seco e chance de chuva só no Sul

Publicado em 18/07/2022 10:45 e atualizado em 18/07/2022 13:48
Semana começou gelada no Sul do Brasil, mas tendência é de elevação nas temperaturas

A passagem de um sistema frontal favoreceu a formação de nuvens mais carregadas pelo Sul do Brasil no final de semana. De acordo com informações coletadas nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os volumes mais significativos foram registrados no Rio Grande do Sul, com acumulados entre 40mm e 80mm nos últimos três dias, com destaque para o sul gaúcho que recebeu os volumes mais altos. Também choveu em Santa Catarina e no sul do Paraná, com acumulados entre 15mm e 20mm no período. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias: 

Fonte: Inmet 

 

Após a passagem do sistema, uma massa de ar frio derrubou as temperaturas no Sul do país. As estações do Inmet registraram mínimas de 1 grau e geada nas três estações do Instituto. Até às 10h29 (horário de Brasília), não havia relatos do evento climático em áreas de produção agrícola. 

Para a próxima madrugada, o sistema de previsão de geada do Inmet mantém a condição para o evento climático apenas em áreas do Rio Grande do Sul, com intensidade fraca em boa parte do estado. Apenas áreas isoladas na fronteira podem ter geada com intensidade moderada. 

Já a previsão de chuva para esta semana continua indicando nuvens carregadas apenas em áreas do Sul do Brasil, com destaque para Santa Catarina e Paraná. "O sol até aparece em Foz do Iguaçu, região de Chapecó e em Florianópolis, mas com muita nebulosidade. Nestas regiões a chuva acontece em vários momentos, pontualmente com moderada a forte intensidade", complementa a previsão da Climatempo. 

Os modelos mostram ainda que a circulação dos ventos pode favorecer áreas de instabilidade na faixa leste do Sudeste do Brasil, mas sem volumes significativos de chuva. Na região Central a tendência continua sendo de tempo muito seco e de alerta para baixa umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo dos 20% e a massa de ar seco também continua favorecendo temperaturas elevadas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nova safra de cana começa e potencial produtivo nas regiões produtoras vai depender do clima
Chuva intensa coloca regiões litorâneas de Santa Catarina em alerta até o fim da semana
Defesa Civil do RS estadual alerta para chuvas fortes e persistentes em cidades do Sul, da Costa Doce e do Litoral
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Chuvas ocorrem nas principais regiões produtores e favorecem a safra de meio de ano
Chuvas ajudam a amenizar efeitos da estiagem no Extremo e Meio Oeste de Santa Catarina
undefined