Ar frio derruba mínimas em até 5ºC e Sul tem previsão de geada entre moderada e forte na próxima madrugada
As próximas 24 horas serão marcadas pela permanência da chuva no Sul do paíse e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca que após a passagem da chuva, a entrada de um ar mais frio vai derrubar as temperaturas na região, favorecendo a formação de geadas já na próxima madrugada.
Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, as temperaturas máximas no Rio Grande do Sul já não devem ultrapassar os 18ºC na tarde desta terça-feira (12) e as mínimas devem ter um declínio de pelo menos 5 graus na próxima madrugada, podendo inclusive ter registros de temperaturas negativas.
O modelo de previsão de geadas do Inmet indica condição para o evento climático em áreas do três estado do Sul do Brasil, com destaque para pontos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina onde a geada pode acontecer com intensidade entre moderada e forte na próxima madrugada. No extremo sul do Paraná há previsão de geada moderada na próxima madrugada.
A passagem do ar frio será rápida e apesar de provocar o declínio das temperaturas em áreas do Centro-Oeste e Sudeste, não terá força o suficiente para formação de geadas nessas áreas. A tendência é que na quinta-feira (14), as temperaturas já voltem a subir no Rio Grande do Sul.
Veja a previsão de atuação da massa de ar frio nos próximos dias:
Com relação à chuva, as próximas 24 horas ainda serão marcadas por bastante instabilidade em áreas do Sul do país. O modelo Cosmo do Inmet prevê acumulados entre 20mm e 30mm, os mesmos volumes são esperados para áreas de Santa Catarina e sul do Paraná. O modelo mostra ainda áreas de instabilidade em São Paulo e no sul do Mato Grosso, porém com volumes mais baixos.
Na região Central do país ainda não há previsão de mudanças significativas e a condição continua sendo de tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar. Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: