Brasil terá semana com ar muito seco e começa com alerta amarelo para umidade na região Central
A semana começa com tempo muito seco e alerta para baixa umidade relativa do ar na região Central do país. Mantendo as características do Inverno, não há previsão de chuvas na região e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo, válido nas próximas 24 horas em Goiás, Mato Grosso, Tocantins, oeste da Bahia, sul do Maranhão, sul do Tocantins e extremo norte do Mato Grosso do Sul.
"Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação na página oficial do Inmet.
A previsão da Climatempo complementa que o sol brilha forte hoje, sem nenhuma chance de chuva na região Centro-Oeste, sul da Amazônia, interior nordestino e no interior de Minas Gerais e de São Paulo. "Nessas áreas a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% à tarde. Será assim a semana toda", afirma.
Veja as áreas em estado de alerta nesta segunda-feira, 27 de junho:
As condições de chuvas ficam restritas ao Sul do Brasil, inclusive com alerta amarelo para tempestade em áreas do Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. De acordo com o Inmet, há condição para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
De acordo com o modelo Cosmo, a umidade não deve ter força para avançar para outras áreas. Na terça-feira (28), as chuvas ficam mais intensas no sul gaúcho e a região pode ter acumulados acima de 50mm no período. O modelo mostra áreas de instabilidades em Santa Catarina, porém com volumes mais baixos.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada na manhã desta segunda (27) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também indica uma semana de tempo muito seco em boa parte do Brasil.
De acordo com o modelo norte-americano, entre os dias 27 de junho e 5 de julho, são esperadas chuvas apenas no extremo sul do Rio Grande do Sul e com acumulado entre 30mm e 35mm no período.
Entre os dias 5 e 13 de julho, há condição para chuvas mais significativas e atingindo outras áreas do Rio Grande do Sul, com volumes entre 60mm e 70mm, mas sem força para avançar para as demais áreas do país.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: