Frio dura mais uma madrugada e nova frente fria deve trazer nova rodada de chuvas ainda nesta semana

Publicado em 14/06/2022 10:50 e atualizado em 14/06/2022 11:35
Área com previsão de frio mais intenso já é menor em relação aos outros dias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a massa de ar frio em atuação no Centro-Sul do Brasil deve começar a perder força até o final de semana e a chegada de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil vai devolver a condição de chuvas intensas em algumas áreas da região. 

Para a próxima madrugada, o sistema de previsão de geada do Inmet ainda mantém a condição de ar mais gelado e risco de geada nos três estados do Sul do Brasil. O tamanho da área com previsão de geada moderada, no entanto, diminuiu em comparação com os outros dias. O modelo prevê geada com intensidade moderada em pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. 

Veja no mapa as áreas com previsão de geada na próxima madrugada: 

Fonte: Inmet 


 

A mudança no tempo deve começar acontecer entre quinta e sexta-feira. De acordo com a Climatempo, a tendência é que o sistema tenha força para chegar até em áreas do Sudeste e Centro-Oeste. 

"O feriado prolongado no Sul do Brasil começa com tempo bastante instável. A formação de uma nova frente fria aumenta a nebulosidade e provoca pancadas de chuva na quinta-feira sobre quase todo o Rio Grande do Sul. No oeste de Santa Catarina e do Paraná, as pancadas de chuva começam na noite de quinta", destaca a previsão da Climatempo. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê precipitação entre 20mm e 50mm no norte do Rio Grande do Sul no próximo dia 17, sexta-feira. O modelo mostra ainda o avanço rápido das áreas de instabilidade, levando umidade também para áreas de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Até o Mato Grosso pode receber alguma chuva nos próximos dias. 

"É na sexta-feira que o tempo começa a mudar em São Paulo por causa da chegada da nova frente fria. As cidades no centro-oeste e sul de São Paulo já terão várias pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Na Grande São Paulo, na região da Baixada Santista e de Sorocaba, a chuva vem à noite", destaca a consultoria. 

No sábado, a área de instabilidade deve avançar também para Minas Gerais, provocando pancadas de chuva na região sul, Triângulo Mineiro e Zona da Mata Mineira. "No domingo, a frente fria avança um pouco mais e começa a mudar o tempo no Espírito Santo. A nebulosidade aumenta e há previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia", complementa. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Fonte: Inmet

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram
Projeções mostram chuva para o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo na primeira metade de julho
Beryl abre caminho para "temporada de furacões muito perigosa", diz Organização Meteorológica Mundial