Inmet: Áreas de instabilidade colocam Centro-Sul do Brasil em alerta para chuvas intensas
Áreas de instabilidade, ainda provocadas pela passagem de uma frente fria pelo Brasil, colocam o Centro-Sul do país em estado de alerta para chuvas intensas nas próximas 24 horas, de acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu alertas entre amarelo e laranja válidos para áreas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, extremo sul de Goiás, áreas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
As chuvas mais intensas são previstas para o Mato Grosso do Sul e a tendência é de precipitação elevada em todas as regiões do estado. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", destaca o aviso oficial publicado na página do Inmet.
Nos demais estados, a condição é de alerta mais brando, na cor amarela, mas as chuvas ainda podem trazer algum risco, conforme explica o Inmet: Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A consultoria Climatempo destaca que durante esta quinta-feira (9), uma nova frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil, o que ajuda a aumentar as áreas de instabilidade, provocando mais chuvas em Santa Catarina e no Paraná. "Uma nova frente fria avança sobre a Argentina e chega ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, associada a uma forte onda de frio.
Nuvens carregadas crescem sobre a maioria das áreas da Região Norte do Brasil, no leste e no norte do Nordeste", complementa.
A consultoria destaca ainda que há risco de chuva forte em vários locais dos dois estados. Já no Rio Grande do Sul, o sol aparece, mas a nebulosidade aumenta ao longo do dia. Pode chuviscar à noite no centro sul do estado. Há condições para formação de nevoeiro ao amanhecer do Rio Grande do Sul.
O Inmet também emitiu alerta laranja para baixa umidade relativa do ar no norte de Minas Gerais e sul da Bahia válido para esta quinta-feira (9). De acordo com o aviso, os níveis podem ficar entre 20% e 12% nas horas mais quentes do dia, aumentando o risco de incêndios florestais e à saúde.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Massa de ar frio vai derrubar novamente as temperaturas no Sul do país:
A entrada de uma nova massa de ar frio vai derrubar as temperaturas no Sul do Brasil no final de semana. As condições estão sendo monitoradas, mas até as 11h (horário de Brasília) desta quinta-feira, o sistema de previsãod e geada do Inmet indicava condição para o fenômeno climático com intensidade entre moderada e forte em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. O modelo mostra ainda a condição do avanço do frio, com potencial para geada fraca no sul do Mato Grosso do Sul.
Veja o mapa de previsão de geada na madrugada de sábado, dia 11: