Frente fria aumenta instabilidade em áreas do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil nesta 4ª feira
O avanço de uma frente pelo oceano vai favorecer o aumento de nebulosidade e condições de chuvas em áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nas próximas 24 horas. Já na região Sul, as condições continuam sendo de chuva em pontos de Santa Catarina e Paraná, mas a entrada de uma nova massa de ar frio deve derrubar as temperaturas na região nos próximos dias.
"Quarta-feira com muita nebulosidade e chuva frequente no estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo. A chance de raios é baixa, mas a chuva pode ser moderada em várias horas e em qualquer região do estado. Temperatura em declínio", destaca a Climatempo.
Ainda de acordo com a consultoria, a passagem da frente fria vai aumentar a nebulosidade no Sul de Minas Gerais, Zona da Mata Mineira e também em áreas do Rio de Janeiro. "Mas esta quarta-feira é com pancadas de chuva e raios em Mato Grosso do Sul e no centro, sul, oeste e noroeste de Mato Grosso. Há risco de temporais. Pode chover a partir da tarde no extremo sul de Goiás", acrescenta.
A Climatempo alerta ainda para o risco de temporais (chuva forte, raios e rajadas de vento) no sul e sudoeste de Mato Grosso, em todo Mato Grosso do Sul (inclusive Campo Grande) e no centro-oeste e norte do Paraná.
Veja a previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Previsão estendida
De acordo com a atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), os próximos sete dias serão marcados por instabilidade no Mato Grosso do Sul, áreas pontuais de São Paulo e oeste do Mato Grosso. A previsão é de precipitação entre 25mm e 30mm no período.
Entre os dias 16 e 24 de junho, o NOAA sinaliza o retorno da umidade para o Sul do Brasil e chama atenção para o avanço da umidade também para áreas do Sudeste. A previsão é de precipitação de até 100mm na região, com destaque para áreas de São Paulo e extremo sul do Mato Grosso do Sul que deve receber os maiores volumes.
Veja o mapa de previsão estendida em todo Brasil: