Previsão: Sexta-feira será mais um dia de chuvas intensas no RS; frente avança até o Paraná

Publicado em 27/05/2022 10:35 e atualizado em 27/05/2022 16:53
Na região Central, ar continua muito seco e umidade do ar pode bater níveis de 11% em algumas áreas

De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sexta-feira (27) será mais um dia de chuvas intensas pelo Sul do Brasil. Desde ontem a entrada de uma frente fria pela região favorece a formação de nuvens carregadas pela área, deixando inclusive áreas dos três estados em estado de alerta. 

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o Inmet em aviso oficial publicado no site. 

Os modelos indicam condição para chuva a qualquer dia,  mas o sol pode aparecer, no oeste e centro-sul de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. "No centro-sul do Paraná, no litoral catarinense e no Vale do Itajaí, o sol aparece o dia todo e só deve chover à noite. O sol predomina no norte e no leste do Paraná", complementa a Climatempo. 

Segundo o modelo Cosmo do Inmet, no domingo (29), as chuvas ficam ainda mais intensas no centro-norte do Rio Grande do Sul, com acumulados podendo ultrapassar os 70m m neste dia. No início da próxima semana as chuvas devem chegar também ao centro-sul do Paraná, com acumulados entre 20mm e 30mm. A chuva deve avançar para outras regiões do estado do Paraná, ganhando intensidade nos próximos dias e até  chegar até o sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, porém com volumes mais baixos. 

O ar seco predomina sobre as Regiões Sudeste e Centro-Oeste e inibe a formação de grandes nuvens. De acordo com a Climatempo, nas horas mais quentes do dia há risco para baixa umidade relativa do ar, com destaque para Goiás e no centro-leste e sul de Mato Grosso podendo ficar entre 11% e 20%. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias: 
 

Fonte: Inmet 

Últimas 24 horas 

Confirmando as previsões anteriores, as últimas 24 horas foram marcadas por chuvas no Rio Grande do Sul, já refletindo a entrada da frente fria. 

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, o estado gaúcho registrou volumes entre 20mm e 40mm, sendo o maior acumulado registrado na faixa oeste do estado. 

Além do Rio Grande do Sul, também choveu na faixa leste no Nordeste, com acumulados acima dos 80mm em algumas áreas. A tendência é que continue chovendo bastante nessas áreas nos próximos dias. Segundo Marcia Seabra, meteorologista e coordenadora geral de meteorologia aplicada do INMET, ainda há previsão de chuvas que poderão variar de 150 a 200 milímetros por dia durante o final de semana. 

“Essas chuvas deverão cair novamente em áreas que já foram atingidas, como as localidades da grande Recife, Maceió e todo o leste da Região Nordeste”, destaca. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas: 

Fonte: Inmet
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined