Inmet: Entrada de frente fria deixa parte do RS em estado de alerta para chuvas intensas
A entrada de uma nova frente fria no Brasil volta a deixar o Sul do país em estado de alerta para chuvas intensas nas próximas 24 horas, de acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial, válida para áreas do oeste e sul do Rio Grande do Sul.
De acordo com o modelo Cosmo, também do Inmet, a tendência é que a umidade avance para as demais áreas do estado gaúcho nos próximos dias. Entre hoje e amanhã, o mapa também mostra condição de chuvas em áreas de Santa Catarina, enquanto no Paraná a umidade deve retornar apenas no início da próxima semana.
"Uma frente fria aumenta a nebulosidade e provoca pancadas de chuva sobre todo o Rio Grande do Sul, no oeste, centro e sul de Santa Catarina. Na fronteira com o Uruguai, a chuva enfraquece já pela manhã, mas o dia segue nublado e por chuviscar até a noite", complementa a previsão da Climatempo.
Para as demais áreas do país, não há previsão de grandes mudanças. O ar muito seco continua impedindo o avanço da umidade, podendo também favorecer o declínio da baixa umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia. Para a próxima semana, o modelo do Inmet até indica a chance do avanço da chuva para o extremo de São Paulo, mas o sistema não deve ter força para avançar para outras áreas.
"Na Região Norte, as pancadas de chuva ocorrem, em geral, à tarde e a noite sobre o oeste e norte de Rondônia, no Acre, em quase todo o Amazonas, Amazonas, em Roraima, no Amapá e no norte do Pará", complementa a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Previsão estendida para todo Brasil:
A atualização de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), mantém a condição boas chuvas em todo Sul do país nos próximos sete dias.
No período entre 26 de maio e 5 de junho, o NOAA indica precipitação de até 125mm em áreas do Paraná, extremo sul de São Paulo e também do Mato Grosso do Sul. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a tendência é de precipitação entre 60mm e 70mm.
Já entre os dias 3 e 11 de junho, o modelo norte-americano reduz os volumes nas demais áreas, mantém a condição de chuva apenas no Rio Grande do Sul, com acumulado entre 40mm e 50mm.
Veja o mapa de previsão de precipitação estendida para todo Brasil: