Nova rodada de chuva começa a chegar no Rio Grande do Sul, enquanto BR Central permanece muito seco
Mantendo as previsões do retorno da umidade no Sul do Brasil, os modelos meteorológicos continuam indicando a entrada de uma nova frente fria pelo Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira (25). Nas demais áreas do país, a condição continua sendo de tempo muito seco e a baixa umidade relativa do ar ajuda a inibir a formação de nuvens na área.
"Mas nuvens carregadas crescem em várias áreas do litoral do Nordeste e ao longo desta quarta-feira podem provocar chuva forte em várias capitais. A Zona de Convergência Intertropical espalha outras nuvens carregadas no extremo norte do Brasil", complementa a Climatempo.
A temperatura continua em elevação no centro-sul do país, mas ainda faz um pouco de frio na madrugada e no início da manhã no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste. Já a chegada da nova frente vai provocar pancadas de chuva em boa parte do Rio Grande do Sul. "A região de Porto Alegre e a faixa central e oeste do estado terão chuva só à noite. A fronteira com o Uruguai tem chuva a qualquer hora e que pode ser forte", afirma a previsão.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê acumulados entre 20mm e 30mm no oeste do Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. A tendência é que o sistema avance para as demais áreas do estado gaúcho, com chuvas de até 50mm em algumas áreas nos próximos dias. O modelo mostra ainda que esse sistema não deve ter força para avançar para as demais áreas do país.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
O modelo de previsão estendida continua indicando chuvas em todo o Sul do Brasil nos próximos sete dias, de acordo com a atualização divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA).
No período entre 25 de maio e 2 de junho, o modelo norte-americano prevê chuvas entre 40mm e 80mm no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O modelo mostra ainda a chance de chuva no extremo sul do Mato Grosso do Sul na próxima semana.
Entre os dias 2 e 10 de junho, o NOAA reduz o volume de chuvas no Sul do Brasil, indicando condição de precipitação apenas na faixa leste do Rio Grande do Sul, além de manter condição de chuva com precipitação entre 35mm e 40mm em áreas do Mato Grosso do Sul, Paraná e extremo sul de São Paulo.
Veja o mapa de previsão de precipitação estendida para todo Brasil: