Depois do frio, ar continua muito seco e derruba umidade relativa do ar no Brasil Central
Após uma semana de temperaturas baixas e com muita preocupação nas áreas de produção agrícola pelo Centro-Sul do Brasil, os modelos indicam a amplitude térmica em boa parte do país. Segundo as previsão da Climatempo, a tendência é de madrugadas e manhãs mais frias, mas aumento das temperaturas no período no tarde.
"As madrugadas e manhãs ainda serão frias no leste de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e no Distrito Federal, pelo menos até a quarta-feira (25), mas as temperaturas máximas voltam subir no período da tarde em todos os municípios", afirma a consultoria.
A umidade relativa do ar volta pode voltar a ficar com níveis críticos nos próximos dias. A tendência é que o calor ganhe força a partir de quarta-feira, próximo dia 25. A Climatempo destaca que os níveis da umidade relativa do ar podem ficar abaixo de 30% no Centro-Oeste, com destaque para interior do Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul com níveis abaixo de 20%.
"Com a falta de chuva, as temperaturas em elevação e a umidade do ar em queda a água disponível no solo volta cair, um dos fatores que agrava o risco para queimadas em grande parte da região. Vale lembrar que ainda estamos no começo do período seco e essa possibilidade, ainda é isolada e não generalizada. O risco é maior em algumas regiões dos estados de Mato Grosso e Goiás", complementa.
Veja o mapa de tendência de temperatura para os próximos dias em todo Brasil:
Já quando o assunto é chuva, a tendência é de mudança nas condições do tempo no Sul do Brasil. Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir de quinta-feira, dia 26, uma nova rodada de chuva deve entrar pelo Sul do Brasi.
"Com a passagem da frente fria, as temperaturas voltam a cair, devido à entrada do ar polar! A semana termina com mais umidade e com sensação de frio em todas as regiões", acrescenta a Climatempo.
O modelo Cosmo prevê precipitação entre 20mm e 40mm no centro-sul do Rio Grande do Sul nesta data, mas a umidade deve avançar para as demais áreas da região Sul apenas no início da próxima semana, a partir do dia 29, com destaque para áreas de Santa Catarina e sul do Paraná que devem receber os volumes mais expressivos de chuva.
Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias: