Aumentam as preocupações: Previsão mantém cenário de pouca chuva em boa parte do BR nos próximos dias
Mais 15 dias sem chuvas pode ser o diferencial entre uma safra cheia como era esperada ou risco de novas perdas no milho de segunda safra, já que os modelos meteorológicos não indicam condição de chuva significativa nas áreas de produção nos próximos dias.
O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante este final de semana indica condição de chuvas pontuais apenas no Tocantins e áreas de Minas Gerais, mas sem volumes significativos nos dois estados.
Já as previsões da Climatempo indicam que uma frente fria avançou até o Espírito Santo e nesta sexta-feira estimula nuvens carregadas sobre esse estado e também sobre o centro- norte e leste de Minas Gerais, na região do Distrito Federal e no norte de Goiás. "A presença desta frente fria ajuda a formar nuvens carregadas sobre o estado do Tocantins e pelo oeste da Bahia", destaca a consultoria.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
As previsões do Inmet são semelhantes as da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA). A atualização divulgada nesta manhã mantém tempo seco em boa parte do país entre os dias 6 e 14 de maio, com destaque para áreas do Nordeste e parte do Rio Grande do Sul regiões que os modelos não indicam nenhuma condição de chuva.
O cenário deve mudar apenas a partir do dia 14, com chance de avanço de umidade em algumas áreas do Brasil entre os dias 14 e 22 de maio. Neste período, o modelo sinaliza chuvas entre 50mm e 70mm em áreas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e chuvas pontuais no Mato Grosso.
Veja o mapa de previsão de precipitação estendida para todo Brasil:
Já com relação às temperaturas, a madrugada e manhã desta sexta-feira (6) foram marcadas por temperaturas mais baixas. "As áreas mais frias e com com condições para formação de geada eram a serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os Planaltos Sul e Norte catarinense e o sul do Paraná", afirma a publicação.
De acordo com dados coletados na estação do Epagri/Ciram, em Urupema/SC a temperatura mínima ficou abaixo de 0ºC. No Rio Grande do Sul, a temperatura mais baixa foi registrada em Vacaria, com 3ºC, Bom Jesus/RS a mínima foi de 3.3ºC.
Veja imagens registradas pelo Jornal Online na serra de Santa Catarina nesta manhã: