Próximas 24 horas ainda serão de bastante chuva no Sul e tempo muito seco na região Central do BR
Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as próximas 24 horas serão marcadas por mais chuva na região Sul do Brasil. Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, explica que as nuvens carregadas estão sendo favorecidas pela atuação de uma frente fria na região, mas que o sistema não deve ter força para avançar para as demais áreas do país, e também não há previsão de uma nova massa de ar frio para os próximos dias no Sul do Brasil.
Chove no estado gaúcho desde ontem, e de acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet praticamente todas as áreas do estado registraram chuvas de pelo menos 50mm nas últimas 24 horas. De acordo com Andrea, o sistema já avançou para Santa Catarina, mas ainda sem volumes significativos. O Rio Grande do Sul continua em estado de alerta nesta manhã.
Com relação aos volumes, as chuvas mais significativas continuam sendo previstas para o centro-sul do Rio Grande do Sul, que pode ter acumulados entre 20mm e 50mm nas próximas 24horas. O modelo Cosmo do Inmet mostra também que ainda nesta semana um novo sistema deve entrar pelo estado, levando condição de chuvas mais significativas também para Santa Catarina e Paraná.
Os modelos não indicam condição para mudança no tempo na região Central do país, que passa por um período de estiagem. O bloqueio atmosférico ainda impede o avanço das temperaturas e os próximos dias serão marcados por tempo muito seco, temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar. Em alguns pontos do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil os níveis de umidade podem ficar abaixo dos 30%.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: