Chuvas intensas continuam no Sul do Brasil e Inmet emite laranja em toda área
Uma área de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina e o Paraguai continua influenciando as chuvas na região Sul do Brasil nesta quinta-feira (7). As áreas de instabilidade ganham intensidade e a chuva ganha força, mantendo boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná em estado de alerta laranja para tempestade nas próximas 24 horas. O aviso foi publicado na página oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As chuvas começaram a retornar para o Sul do Brasil na última quarta-feira (6), e para durante as próximas horas podem ser marcadas por acumulados de até 100mm em algumas áreas. O Inmet também alerta para risco de ventos intensos, de 60 a 100 km/h e potencial queda de granizo. "Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma a publicação.
Veja as imagens de satélie na região Sul do Brasil:
Segundo o modelo Cosmo, a têndencia é que o sistema passe rápido pela região e sem força para avançar para as demais áreas do Brasil, que como por exemplo na região Central que já começa a ter tempo mais seco e baixa umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia.
Para as demais regiões do Brasil, a Climatempo destaca que áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical se espalham sobre a porção norte do Brasil, influenciando estados do Norte e do Nordeste com muita nebulosidade e fortes pancadas de chuva. "Uma frente fria se afasta no mar, na altura do Espírito Santo. Uma área de baixa pressão atmosférica se organiza na costa da Região Sudeste", acrescenta.
O Inmet mantém a condição de alerta laranja no norte do Maranhão e do Piauí nas próximas 24 horas. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: