Frente avança, deixa RS em estado de alerta e deve mudar o tempo no Mato Grosso do Sul nos próximos dias
Confirmando as previsões anteriores, a entrada de uma nova frente no Sul do país volta a deixar o Rio Grande do Sul em alerta laranja para tempestade e chuvas intensas entre esta terça e quinta-feira (30). Segundo aviso laranja publicado na página oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as próximas 24 horas serão marcadas por chuva de até 100mm/dia, ventos intensos - entre (60-100km) e potencial para queda de granizo. "Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma a publicação.
O modelo Cosmo prevê o avanço rápido da frente fria, com avanço da chuva para outras áreas do Brasil. Entre o dia 30 e 31, a tendência é do retorno das chuvas também para Santa Catarina e no Paraná, com previsão de precipitação entre 16mm e 20mm no período. Além disso, volta após longo período de estiagem, volta a chover no estado do Mato Grosso do Sul.
De acordo com a consultoria Climatempo, a partir de quarta-feira (30), a condição do tempo deve mudar drasticamente no Mato Grosso do Sul, com condições para chuva forte em todas as áreas do estado. "O dia será marcado por muita nebolusidade e chuva em vários momentos sobre o sul e nas áreas mais próximas ao estado do Paraná", acrescenta a previsão.
Favorecendo a formação de nuvens carregadas no estado, um sistema de baixa pressão atmosférica, no Paraguai, vai reforçar a chuva no estado. "A chuva acontece em vários momentos sobre todos os municípios, com chuva forte, rajadas de vento e risco de raios e trovoadas", prevê a Climatempo para a próxima quinta-feira, dia 31.
Para as demais regiões do Brasil nas próximas 24 horas, os modelos indicam condição de chuva mais expressiva no Mato Grosso, com volume entre 20mm e 30mm. Também continua chovendo com intensidade em algumas áreas do Matopiba, como por exemplo no Tocantins e Maranhão, com precipitação acima de 30mm no período. Também chove no Piauí, porém com volumes mais baixos.
Chuva registrada em áreas de produção no Tocantins
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Entre Minas Gerais, oeste de Goiás e Bahia um vórtice ciclonico continua impedindo o avanço da umidade para essas áreas. Há mais de dez dias não chove na região. De acordo com as atualizações mais recentes, o cenário deve mudar apenas a partir do dia 9 de abril quando o bloqueio deve começar a perder força.
Veja o mapa de previsão acumulada nos últimos 15 dias:
Logo após a passagem da frente fria, a entrada de uma nova massa de ar frio deve avançar pelo Brasil. De acordo com a Climatempo, o que chama atenção no frio é que ele tem origem polar e deve conseguir avançar pelo interior do continente, derrubando as temperaturas no norte da Argentina, sul da Bolívia e no Paraguai. " Mas é justamente este tipo de trajetória que faz com que o ar frio entre facilmente sobre o interior da Região Sul, em áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até de Rondônia e do Acre", afirma a previsão.
Veja a previsão de atuação da massa de ar frio: