Alerta vermelho: RS com muita chuva e Inmet destaca risco de grandes transtornos nesta 5ª feira
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para chuvas intensas no norte do Rio Grande do Sul válido pelas próximas 24 horas. "Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário", afirma a publicação na página oficial do Instituto.
Além do Rio Grande do Sul, o sistema de baixa pressão em atuação na área desde ontem e que já levou chuvas acima de 100mm em áreas de Santa Catarina e do Paraná, vai continuar influenciando a formação de nuvens carregadas nos dois estados, que têm alerta laranja para chuvas intensas entre esta quinta e sexta-feira (25).
Segundo Mamedez Luiz Melo, meteorologista do Inmet, a tendência é que o sistema avance com mais intensidade para Santa Catarina e Paraná a partir de amanhã, com precipitação entre 60mm e 70mm. As chuvas devolvem umidade para o Mato Grosso do Sul nos próximos dias, mas de forma mais tímida já que o sistema, apesar da possibilidade da formação de uma nova frente fria, vai se direcionar para o oceano.
Veja a previsão de chuva no Sul do Brasil e as áreas em alerta nesta quinta-feira (24):
O meteorologista explica que para as demais áreas do Brasil não há previsão de mudanças significativas nas condições do tempo. Entre Minas Gerais e Bahia um novo vórtice volta a impedir o avanço das chuvas, mantendo os dois estados com tempo muito seco nos próximos dias.
No Centro-Oeste, as chuvas continuam acontecendo, mas de forma irregular e com volumes mais baixos. O destaque fica para o extremo norte do Mato Grosso, região que pode ter acumulados entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. Já no Matopiba, as chuvas mais expressivas continuam sendo previstas no leste do Tocantins, áreas do Maranhão e Piauí, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: