Atualização do NOAA indica 53% de La Niña no inverno afetando as chuvas no Sul do Brasil

Publicado em 11/03/2022 10:43
Segundo a Climatempo, área de água quente que poderia decretar o término do fenômeno se desfez nas últimas semanas

O fenômeno La Niña deve continuar influenciando o regime de chuvas no Sul do Brasil até, pelo menos, a chegada do inverno no Brasil. A atualização foi feita pela Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA) na última quinta-feira (10), que indicou que o Pacífico equatorial continua mais frio que o normal e que a atmosfera responde como La Niña.

Segundo análise da Climatempo, o novo reporte trouxe que área de água quente, que poderia decretar o término do fenômeno, se desfez nas últimas semanas e, agora, a perspectiva é de que o oceano superficial permaneça frio por mais tempo. "Aumentou-se para 53% a chance de  manutenção do fenômeno La Niña para o inverno brasileiro", afirma a consultoria. 

Os dados do NOAA mostram que desde abril de 2020 o oceano pacífico está mais frio do que o normal, o que resultou na formação de dois fenômenos La Niña seguidos. O evento climático muda diretamente o regime de chuva no Brasil, e no ano passado com intensidade entre moderada e forte, teve impacto severo na produção agrícola no centro-sul do Brasil. A perda na produção de grãos foi significativa e também sentiram os impactos os setores de granjeiros, hortifruti, citricultura e cafeicultura. 

Fonte: Climatempo


A Climatmepo destaca que de acordo com a simulação do modelo canadense (CANSIPS) mostra que o modelo mudou a condição de anomalia positiva no centro e sul do Brasil e voltou a mostrar diminuição no volume de chuvas. Para o período entre maio e julho de 2022, a primeira atualização indicava chuva acima da média para boa parte da Região Sul e algumas áreas do Sudeste e Centro-Oeste com destaque para Minas Gerais e sul de Mato Grosso.

A rodada mais recente, no entanto, passou a mostrar chuva acima da média apenas no oeste e centro do Rio Grande do Sul. "Todas as demais áreas e estados da região estão com precipitação dentro da média, o que não significa muito, já que o trimestre é normalmente seco", acrescenta. 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil
undefined