Semana começa quente e com pancadas de chuva pelo BR; nova frente fria avança pelo Sul
A formação de uma nova frente fria na costa do Sul do Brasil vai favorecer as nuvens carregadas na área e aumentar as condições para temporais no Rio Grande do Sul neste início de semana. Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, para as demais áreas do Brasil a condição continua sendo de tempo muito seco e úmido, o que também favorece a formação de nuvens mais carregadas pelo país.
O começo da semana também será marcado por altas temperaturas, e de acordo com a consultoria o destaque fica para chuva em grande volume que deve se acumular entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil. "Estas regiões já registraram muita chuva no fim de semana e a situação ainda é de alerta para temporais no decorrer do dia", afirma a Climatempo.
Em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e no Sul do Brasil, o sol deve predominar na maior parte do dia, mantendo entendo as condições típicas da estação, com pancadas de chuva que se concentram entre a tarde e a noite, além de continuar acontecendo de forma pontual, sem atingir todas as áreas. "Mesmo assim, há condições para chuva moderada a forte e com raios, inclusive nas capitais São Paulo, Brasília, Goiânia, Curitiba e Florianópolis. No litoral do Rio De Janeiro, o calor segue intenso e ainda não chove na cidade do Rio de Janeiro", complementa.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê os maiores acumulados em áreas do Matopiba nas próximas 24 horas. Norte do Piauí e áreas do Maranhão devem registrar os maiores acumulados, com chuvas entre 40mm e 50mm no período. Também chove no Tocantins, com acumulados entre 30mm e 40mm no centro-norte fdo estado. Há ainda previsão de chuva isolada no oeste da Bahia e com volumes mais baixos.
No Centro-Oeste, o modelo do Inmet prevê os maiores acumulados no norte do Mato Grosso com até 20mm no período. Goiás e Mato Grosso do Sul também podem receber alguma chuva, mas com volumes mais baixos e sem atingir toda área. Para o Sudeste, o Cosmo não indica chuvas significativas em nenhuma área dos estados.
A chegada da frente fria no Sul do Brasil vai aumentar o acumulado de chuva no Rio Grande do Sul. Segundo o Inmet, nas próximas 24 horas os maiores acumulados são previstos para o sul gaúcho, com precipitação entre 20mm e 40mm. A tendência é que o sistema atue de forma rápida na região, avance para algumas regiões de Santa Catarina e Paraná, porém sem volumes expressivos de chuva.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: