Climatempo: ZCAS muda condição do tempo e pode provocar chuva torrencial no Centro-Sul do BR
A virada do mês será marcada por muita chuva em várias regiões do Brasil. A formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai favorecer a formação de nuvens carregadas e provocar chuva torrencial no centro-sul do Brasil, de acordo com as previsões maiss recentes da Climatempo. "Uma baixa pressão próxima à costa de São Paulo ajuda a canalizar a umidade e favorece a formação de nuvens de chuva persistente e volumosa entre áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste", afirma a previsão.
Há alguns dias a chuva acontece de forma irregular no centro-sul do país, mas com a ZCAS a chuva vai voltar a acontecer de forma mais generealizada e frequente. "A junção dos sistemas vai ajudar a organizar o corredor de umidade que irá atuar até a próxima segunda-feira. Serão dias mais nublados, com chuva frequente e grandes volumes acumulados, principalmente entre os estados do Paraná, São Paulo, Rio De Janeiro, centro-sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul", afirma a publicação.
Com relação aos volumes, a Climatempo destaca que em São Paulo os acumulados podem ficar entre 150 a 250 mm em grande parte da área. "Sendo que, nas áreas mais próximas do Paraná e no litoral sul e Baixada Santista, o acumulado pode chegar a valores próximos de 300mm", afirma.
No Centro-Oeste, os estados do Mato Grosso do Sul e em Goiás têm previsão de dias com chuva persistente, períodos de céu nublado e com temperaturas mais baixas. As mesmas condições são previstas no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
"Devido a persistência e o volume de chuva previsto, a Climatempo alerta para o risco de transtornos como queda de árvores, transbordamento de córregos e rios, deslizamento de encostas e alagamentos", acrescenta.
Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias:
Segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas próximas 24 horas, são previstos também no centro-sul do Brasil,k com destaque para o centro-norte do Paraná - entre 20mm e 50mm, centro-sul do Mato Grosso do Sul - com acumulados entre 20mm e 40mm. Ainda no Centro-Oeste, o Inmet prevê chuva mais abrangente também no Mato Grosso, entre 20mm e 30mm.
No Sudeste, os maiores volumes são esperados para o sul de São Paulo, entre 20mm e 30mm. Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro também têm previsão de chuva, porém com volume mais baixo. Chove bastante no Matopiba, destacando Maranhão e Piuaí que devem receber os maiores volumes nas próximas 24 horas.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: