Previsão do tempo: Terça-feira com muita instabilidade e pancadas de chuva por todo Brasil
A terça-feira (25) será marcada por áreas de instabilidade favorecendo a formação de nuvens carregadas em várias regiões do Brasil. Segundo a Climatempo, o excesso de calor armazenado na atmosfera é o que vai influenciar a condição de chuva pelo país.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê os maiores acumulados em Goiás, norte do Mato Grosso e em pontos do Tocantins, com precipitação entre 20mm e 30mm no período. Nas demais áreas do Centro-Oeste, assim como em São Paulo e pontos isolados de Minas Gerais e também na Bahia, no Piauí e no Maranhão também há condição para chuva, porém com volumes mais baixos.
Devido as altas temperaturas do últimos dias, o Inmet emitiu alerta amarelo para chuvas intensas válido até as 10h de amanhã e em boa parte do Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial na página do Inmet.
Veja as áreas com alerta amarelo nesta terça-feira (25):
O avanço de uma frente para o Sul do Brasil deve provocar tempestades no sul do Rio Grande do Sul nesta terça-feira. O Inmet mantém o estado de alerta laranja na área. " Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", acrescenta.
A tendênncia é que o sistema avance pelo estado nos próximos dias, levando alívio nas temperaturas e nas condições de seca. O Inmet prevê os maiores volumes de chuva na quinta-feira, dia 27, com destaque para o centro-norte do estado que pode receber acumulados acima de 60mm.
Com as altas temperaturas das duas últimas semanas, a chuva chega com força, ventania e risco de granizo em todo o estado, segundo o Inmet. Também na quinta-feira, as chuvas devem avançar para Santa Catarina e Paraná, levando alívio para a faixa oeste dos dois estados com acumulados entre 20mm e 40mm.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: