Sexta-feira será mais um dia com características típicas do Verão: Com pancadas de chuva e altas temperaturas
Esta sexta-feira (21) será mais um dia marcado por condições típicas da estação, ou seja, com temperaturas elevadas em todo Brasil e pancadas de chuvas espalhadas pelo país. "O ar quente predomina sobre o Brasil e junto com a umidade que está espalhada pelo país forma nuvens carregadas, que provocam pancadas de chuva pelo país", destaca a consultoria da Climatempo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mantém estado de alerta amarelo para tempestade para áreas de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e extremo sul do Maranhão e do Piauí. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", afirma a publicação oficial na página do Inmet.
Segundo o modelo Cosmo a tendência é que o final de semana continue com as condições de Verão. Já para o Sul do Brasil, um sistema de alta pressão atmosférica na região está desviando as frentes frias para o alto mar, impedindo que o ar frio avance para o Brasil. Com relação às chuvas, apenas o Rio Grande do Sul pode receber algum volume de chuva, mas de forma muito pontual e com volumes baixos.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
As temperaturas mais elevadas continuam sendo esperadas para a Sul do Brasil, com destaque para áreas do extremo oeste do Rio Grande do Sul que dpode temperaturas na casa dos 40 graus nesta sexta-feira (21).
Em Santa Catarina e no Paraná a máxima deve ficar entre 32ºC e 34ºC. As mesmas condições são previstas para o Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e boa parte do Mato Grosso. No Matopiba, a previsão também é de temperaturas acima dos 30 graus, com destaque para o Piauí onde as máximas podem chegar a 32ºC.
Veja o mapa de previsão de temperatura nas próximas horas: