Faixa oeste do BR tem mais um dia de muito calor; Chuva diminui na região Central, mas tem alerta de temporal
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda mantém nesta quinta-feira (13) alerta laranja para calor intenso no Rio Grande do Sul. A onda de calor segue elevando as temperaturas no estado, e também na Argentina, Uruguai e Paraguai.
Todas as áreas do Rio Grande do Sul regiustraram aumento nas temperaturas máximas nas últimas 24 horas. Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, na quarta-feira (12), as maiores temperaturas foram registradas em Quarai/RS - 41.5ºC, Uruguaiana/RS teve 41.1ºC e Bagé/RS teve máxima de 40ºC.
O modelo de previsão de temperatura do Inmet prevê que nesta quinta-feira novos recordes podem ser registrados no estado gaúcho, sobretudo no extremo oeste. O modelo indica máxima acima de 40ºC na área. Todas as regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, oeste do Paranál, extremo oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul têm previsão de temperaturas acima dos 30 graus nesta quinta.
"Esta onda de calor será parcialmente quebrada por uma frente fria que avança sobre o Sul do Brasil a partir do domingo, 16 de janeiro. Mas a chuva desta frente fria não será para todos e o calor vai continuar intenso em áreas do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul", prevê a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de temperatura nas próximas 93 horas:
O volume de chuva já diminuiu bastante no Brasil Central, mas as áreas de instabilidade ainda favorecem a formação de nuvens carregadas em alguns pontos e as previsões mais recentes da Climatempo alertam para risco de temporais no Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil nesta quinta-feira (12).
"A movimentação de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) seca o ar e dissipa a nebulosidade sobre parte da Bahia, de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo. Ao mesmo tempo, a circulação mais periférica deste vórtice aumenta a chuva na porção norte do Nordeste, entre o Maranhão e a Paraíba", afirma a consultoria.
A condição para temporal é observada no centro-oeste e sul de São Paulo, oeste de Goiás, norte e leste do Mato Grosso, Maranhão, Piauí e no norte do Paraná. Ainda nessas as áreas, em alguns pontos as chuvas podem chegar com intensidade entre moderada e forte, com raios e rajada de ventos.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê as maiores precipitações para o Mato Grosso, com volumes entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. Entre esta quinta e sexta-feira (14), a chuva também pode ser mais expressiva em pontos isolados do Maranhão e no Piauí, com acumulados de até 40mm nos dois estados.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: