Dois eventos podem favorecer ocorrência de chuvas nos próximos dias no RS
Para os próximos dias, há previsão de ocorrer dois tipos de circulações que possivelmente favorecerão a ocorrência de chuvas no Estado. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 52/2021, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a Emater/RS-Ascar e o Irga.
O primeiro será um fluxo de calor e umidade transportado pela corrente de jato de baixos níveis (JBN), que deve chegar ao Estado nesta quinta-feira (30/12) e trará ar quente e úmido da região Centro-oeste do Brasil em direção ao Rio Grande do Sul. Caso esta circulação ocorra, pode auxiliar na formação de pequenos sistemas convectivos de mesoescala (aglomerados de nuvens) e gerar chuvas nas regiões Noroeste, Norte e Nordeste do Estado.
O segundo sistema previsto pelos modelos numéricos será uma frente fria, que deverá chegar ao Rio Grande do Sul na terça-feira (4) e permanecer atuando durante toda a quarta-feira (5) da próxima semana. Caso esta frente fria chegue ao Estado, os modelos indicam chuvas acumuladas de mais de 30 milímetros para a região Nordeste e acumulados maiores do que 20 mm para as regiões do Litoral e Central.
O documento também aborda a situação atual das culturas de soja, milho, olerícolas, frutícolas e bovinocultura de leite. Acompanhe todos os Boletins Integrados Agrometeorológicos em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.