Com 72 municípios em situação de emergência, Bahia tem previsão de mais chuva nesta segunda-feira (27)
Com vários dias seguidos de muita chuva, o estado da Bahia vive um verdadeiro caos na reta final de 2021. De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados ultrapassam os 125mm e trazem bastante transtorno.
Os últimos números da Defesa Civil Estadual apontam que quase 431 mil moradores do extremo-sul, Sul, Chapada Diamantina e Sudoeste da Bahia foram atingidos pelas fortes chuvas. Já são 72 municípios baianos em situação de emergência. Até o momento, segundo publicação oficial do Governo da Bahia, o Corpo de Bombeiros Militar confirmou 18 mortes no estado.
Leia mais:
+ Mais 47 municípios da Bahia entram em situação de emergência; agora são 72 localidades inundadas
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias:
Imagens enviadas ao Notícias Agrícolas pelo corretor Vinicius Vinicius Silva, da Conilon Bahia Corretora de Café, mostram a situação de calamidade no sul baiano. Nas imagens é possível ver ruas alagadas e o tráfego de veículos bloqueado em algumas rodovias. Segundo informações publicadas pela agência de notícias Reuters, uma barragem também se rompeu na Bahia após dias seguidos de forte chuvas. "A barragem do Iguá fica próxima à cidade de Vitória da Conquista, no sul da Bahia, levando autoridades a evacuar moradores em risco rio abaixo, principalmente na cidade de Itambé", afirmou a publicação.
Com o aumento do número de cidades atingidas pelas fortes chuvas, o Governo do Estado ampliou mais uma vez a estrutura de apoio às vítimas. Além de Ilhéus, as cidades de Itapetinga, Vitória da Conquista, Ipiaú e Santa Inês também contam com postos avançados para facilitar o trabalho dos bombeiros. Em Itamaraju, continua funcionando o gabinete avançado do Estado para dar assistência aos municípios do extremo sul.
No começo do mês a região já havia sido atingida por fortes chuvas, atingindo inclusive áreas de produção de conilon no sul da Bahia e no norte do Espírito Santo.
Veja vídeos enviados ao Notícias Agrícolas
Para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Inmet prevê mais chuvas na região, mantendo assim o estado de alerta em toda área. Segundo o mapa, são previstas chuvas de até 50mm em alguns pontos do Sul da Bahia.
A tendência é que o volume de chuva vá diminuindo aos poucos na região, mas com o excesso de chuvas dos últimos dias e sem tempo para escoamento da água as preocupações só aumentam.
"Na segunda-feira (27), o tempo segue instável, com condições para chuva frequente, por vezes forte, e que eleva ainda mais os acumulados (especialmente no litoral, sul e centro-oeste do estado)", complementa a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 24 horas: